< BARBADOS
< BARBADOS
( Atualizado em: 28/03/2024 ) rev
Barbados é um país insular nas Pequenas Antilhas das Índias Ocidentais, na região caribenha das Américas e a mais oriental das ilhas do Caribe. Situa-se na parte ocidental do Atlântico Norte, 100 km a leste das Ilhas de Barlavento e do Mar do Caribe. Localiza-se a leste de Windward, parte das Pequenas Antilhas, a aproximadamente 13° N da linha do equador. Localizado a cerca de 168 km a leste de ambos os países de Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas e 180 km a sudeste da Martinica e 400 km a nordeste de Trindade e Tobago, as ilhas de Barbados estão fora do principal cinturão de furacões do Atlântico. A sua capital e maior cidade é Bridgetown.
Habitada pelo povo caraíbas desde o século XIII, e antes por outros ameríndios, os navegadores espanhóis tomaram posse de Barbados no final do século XV e reivindicaram a Coroa de Castela. Ela apareceu pela primeira vez num mapa espanhol em 1511. O Império Português reivindicou a ilha entre 1532 e 1536, mas depois abandonou-a em 1620, sendo os seus únicos vestígios a introdução de javalis para um bom abastecimento de carne sempre que a ilha era visitada. Um navio inglês, o Olive Blossom, chegou a Barbados em 14 de maio de 1625; os seus homens tomaram posse da ilha em nome do rei Jaime I. Em 1627, os primeiros colonos permanentes chegaram de Inglaterra, e Barbados tornou-se uma colónia inglesa e posteriormente britânica. Durante este período, a colónia operou com uma economia de plantação, contando com a mão de obra de africanos escravizados que trabalhavam nas plantações da ilha. O tráfico de escravos para a ilha continuou até ser proibido pela Lei do Comércio de Escravos de 1807, com a emancipação final da população escravizada em Barbados ocorrendo durante um período de cinco anos após a Lei de Abolição da Escravatura de 1833.
Em 30 de novembro de 1966, Barbados tornou-se um estado independente e reino da Commonwealth, com Elizabeth II como rainha de Barbados.
Brasão de Armas
Carte de L' Isle de la Barbade
Jacques Nicholas Bellin (1703-1772)
“Histoire Generale des Voyages”, de Abbé Prévost d’ Exiles, versão mais recente da 8ª edição francesa, 1758
Gravura: 189 x 254 mm
Mapa da ilha de Barbados, dividida em paróquias e com a maioria dos centros populacionais distribuídos na proximidade e ao longo da costa.