Treinamento e Desenvolvimento

Promotoria de projetos discute novo papel do promotor de Justiça

Para o promotor de Justiça aposentado do Ministério Público de São Paulo (MPSP), docente e coordenador de ensino da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), Marcelo Goulart, a importância do curso se deve, em primeiro lugar, à necessidade de adaptação do Ministério Público brasileiro aos novos movimentos da sociedade.

“Vivemos momento de crise multidimensional. Crise econômica, social, política, institucional, ambiental, ética. Essa crise é planetária e nacional. A sociedade hoje se movimenta no ritmo dessas crises. Com o tempo, Ministério Público não se atualizou, não se reestruturou, deixando de responder adequadamente às demandas sociais. Perdeu efetividade e, por isso, perdeu legitimidade. Agora é hora de resgatar a efetividade e a legitimidade perdidas, acelerando, para isso, as reformas estruturais que o momento exige. O "movimento resolutista" vem introduzindo na pauta institucional pontos importantes, como a "promotoria de projetos", que significa uma nova forma de atuação dos órgãos de execução do MP”, asseverou.

Promotor de Justiça Marcelo Goulart discutiu as novas competências do membro do Ministério Público brasileiro (Crédito: Priscilla Buhr/AMCS).

“Sintonizada com as necessidades desse novo tempo, a Escola Nacional do Ministério Pública está promovendo cursos de atualização e de aperfeiçoamento funcional para agentes políticos e administrativos do MP nos quais prioriza temática relacionada às reformas institucionais. A Escola Nacional e a Escola Superior do MPPE se associaram na promoção deste Curso de Atualização em Promotoria de Projetos, ora em andamento, que é sucesso de público”, reforçou ele.

Entre as temáticas que foram tratadas está: o "Ministério Público resolutivo e a promotoria de projetos", ministrada pelo mestre Marcelo Pedroso Goulart, coordenador da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp); "Gestão de Promotoria de Justiça", professor doutor Rodrigo Iennaco de Moraes, também da Enamp; "Autocomposição do Ministério Público", com o mestre Paulo César Vicente de Lima, também da Enamp; "Economia e Contabilidade Pública", com o doutor Cláudio César de Paiva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); "Finanças Públicas e Ministério Público", com o mestre Leandro Maciel do Nascimento, da Enamp; e "Metodologia aplicada a projetos de execução e a projetos sociais do Ministério Público", por Ana Teresa Silva de Freitas, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretora da Enamp.

Integrantes do MPPE de diversas áreas participaram da capacitação (Crédito: Priscilla Buhr/AMCS).