No Brasil, todo crime contra a vida deve ser levado a um Tribunal do Júri, formado por representantes da população, pela defesa e pelo Poder Judiciário. O Júri é uma resposta à sociedade; uma prestação de contas do Ministério Público e das instituições do Sistema de Justiça.
O destaque vai para as Varas do Júri da Capital, que acumulam os maiores números de julgamentos.
Mês Nacional do Júri - o mutirão promovido pelos órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) foi dividido em quatro períodos.
Aproximação com a sociedade - a 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina desenvolveu uma série de ações com intuito de aproximar os moradores do Tribunal do Júri: perfil do jurado de Petrolina; escuta atenta; jurado surdo e MP Comunica. Saiba mais sobre os projetos neste link.
Júri histórico - a 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina também realizou uma iniciativa pioneira com o objetivo de difundir a atuação dos profissionais do direito, espalhando a cultura do Júri de forma didática: o julgamento de Lampião. O projeto pretende reunir anualmente, no mês de outubro, grandes nomes do cenário jurídico nacional para simular uma sessão jurídica, esclarecendo como funcionam os sistemas do direito.
Entenda quem é quem - Para auxiliar a população a entender melhor como funciona o Tribunal do Júri, o MPPE disponibilizou um material explicando: o que é um Júri; quem faz o que; como ocorre a escolha dos jurados; o que é desaforamento; o que fazer em caso de ameaças, entre outros. Para acessar, basta clicar neste link.