Treinamento e Desenvolvimento

Curso de desenvolvimento dá nova dinâmica aos líderes do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Gestão Estratégica do MPPE, está realizando a primeira turma do curso “Desenvolvimento de Lideranças”, ofertado com apoio do Instituto de Gestão de Pernambuco (INTG). Distribuído em cinco módulos, totalizando 80 horas, o curso procura despertar e aperfeiçoar as características de bons líderes, bem como capacitar os participantes na utilização das ferramentas mais modernas de gestão e que são utilizadas em companhias pelo mundo todo.

Com um total de 11 encontros, que se estenderam até o final do ano, o curso abordou questões como administração de conflitos, gestão por acordos, papéis e qualidades do líder, gestão da mudança e administração das resistências e comunicação gerencial.

“Somos capacitados a atuar de acordo com as legislações vigentes, a prática jurídica e a vocação para promotor está em nosso dia a dia, mas precisamos nos aperfeiçoar nas técnicas de gestão para podermos construir um Ministério Público ainda mais forte e consolidado. Com o curso que foi customizado e adaptado à nossa realidade, esperamos criar uma visão mais estratégica da liderança e do papel gerencial, ajudando o gestor a ter maior domínio das ferramentas essenciais para gestão e desenvolvimento da equipe, a melhorar o gerenciamento de conflitos e das mudanças”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, que está participando da primeira turma ao lado de outros 31 participantes.

Membros tiveram acesso à informações estratégicas sobre o líder contemporâneo (Crédito: Priscilla Buhr/AMCS).

O curso irá apresentar modelos e cases de gestão, com exemplos de soluções passíveis de serem reproduzidas no ambiente ministerial, apresentando referências conceituais para entender melhor a realidade e convocando os participantes a expressarem seu posicionamento individual. “Queremos uma maior capacitação também para os gestores do MPPE tornando-os aptos a promover uma maior capacidade de engajamento e mobilização dos suas equipes, ao mesmo tempo em que trabalhamos o autoconhecimento e a autocrítica”, disse o secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza.

Além da capacitação em si, ao longo do curso será construído um conjunto de compromissos do curso para aperfeiçoamento do exercício de liderança e esses conteúdos serão consolidados no Manual de Liderança do MPPE.

Os participantes puderam conhecer e alinhar expectativas em relação às ações que precisam ser efetivamente implementadas no ambiente de trabalho. Para a promotora de Justiça e coordenadora ministerial da Circunscrição de Olinda, Izabel Lizandra, o curso oportunizou novos conhecimentos. “Já no primeiro dia do curso a gente pôde ver questões importantes para aperfeiçoar as principais exigências para ser um líder-gestor diferenciado: serenidade, proatividade e empatia”, disse ela.

“Esse curso foi muito importante para que possamos ter uma melhoria na qualidade dos resultados da nossa atuação, para que possamos gerir melhor os recursos materiais e humanos. Tivemos acesso a informações e ferramentas que não temos em nossa formação básica, mas que são essenciais no dia a dia de quem está gerindo”, disse a promotora de Justiça e coordenadora ministerial da Circunscrição do Cabo de Santo Agostinho, Alice de Oliveira.

Troca de informações foi a principal tônica dos encontros realizados (Crédito: Priscilla Buhr/AMCS).