Secretaria-geral

Fornecer informações é a missão da Biblioteca Procurador Olímpio da Costa Júnior

A Biblioteca Procurador Olímpio da Costa Júnior tem como principal objetivo selecionar, organizar e disseminar as informações de forma a recuperá-las com mais precisão e rapidez, dando suporte informacional às atividades de interesse da instituição com a finalidade de facilitar os trabalhos desenvolvidos pelas atividades das áreas fim e meio.

Com um volume cada vez maior de informação dispersa e a sociedade necessitando cada vez mais de um Ministério Público eficiente e atuante na busca pelo respeito à cidadania em toda sua plenitude, as ações desenvolvidas pela Biblioteca visam que a atividade fim da instituição não perca tempo procurando a informação e sim acelere os processos existentes, dando um retorno rápido para a sociedade que precisa de respeito e justiça.

Atualmente, um total de 1.276 usuários estão inscritos com direito a empréstimo domiciliar. Os usuários institucionais são procuradores e promotores de Justiça, servidores efetivos, servidores de outros órgãos enquanto à disposição da instituição, funcionários terceirizados durante o contrato de prestação de serviço, estagiários de direito e estagiários do CIEE durante o vínculo institucional e outras bibliotecas parceiras na área jurídica. Ao público em geral é reservada apenas a consulta ao acervo e a solicitação de pesquisas.

Para o público, existe um acervo especializado em ciências humanas e sociais, com enfoque na área jurídica, que vem se tornando multidisciplinar pela necessidade de fornecer com precisão, relevância e atualidade, as informações necessárias aos assuntos discutidos na Instituição, na região e no país. Na web pode ser acessado e consultado o acervo, no link: www.mppe.mp.br/biblioteca

Hoje, a biblioteca dispõe de uma área de 222,51m², um espaço climatizado todo destinado ao acervo de livros, acervo de periódicos, recepção, sala de pesquisa e sala de processos técnicos.

A alimentação do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi), utilizado pelo MPPE, é constante e os documentos só vão ao acervo após cadastrados no sistema para que os usuários possam consultar as obras existentes no acervo da biblioteca.

O desenvolvimento da coleção é formado por três atividades básicas: seleção, aquisição e descarte. É indispensável que estas ações ocorram para que a coleção não se torne inchada, sem vida, e sim cresça qualitativamente. Já são 13.466 títulos de livros, 305 periódicos e 12.410 fascículos.