Relação com a sociedade

Dez anos apostando na composição como caminho para a paz

O Núcleo de Justiça Comunitária do MPPE completa em 2019 dez anos de atuação. Com foco na resolução eficaz dos conflitos, autocomposição e a ampliação do acesso à Justiça como medida de consolidação de uma cultura de paz no bairro de Casa Amarela e região, na Zona Norte do Recife.

Ao longo do ano, o Núcleo de Justiça Comunitária educação para os direitos humanos com a realização de rodas de conversa nas escolas. O objetivo é aproximar o Ministério Público da sociedade e propiciar uma reflexão sobre a cultura de paz e resolução amigável de conflitos.

Selo comemorativo desenvolvido.

A primeira roda de conversa aconteceu em março de 2019, na Escola Fazer Crescer, no bairro do Rosarinho, Recife, com alunos do ensino fundamental. Em comemoração aos seus dez anos de funcionamento, o Núcleo ampliou o projeto e escolheu mais 10 escolas estaduais, situadas na Região Político-Administrativa 3 do Recife, para realização das demais rodas de conversa. Até o mês de setembro 2019, foram visitadas cinco escolas, alcançando aproximadamente 530 estudantes. A atividade tem contado com a participação da coordenadora do Núcleo, procuradora de Justiça Sineide Canuto, e da equipe técnica.

Equipe de mediadores receberam capacitação do Centro Cultural Rossini Alves Couto (Crédito: AMCS).

Atividades de formação e capacitação — o Núcleo de Justiça Comunitária realizou dois encontros neste ano para promover a formação permanente dos mediadores comunitários. O primeiro, em junho de 2019, com participação dos mediadores de Casa Amarela e do Município de Moreno, para um momento de integração, planejamento e avaliação das atividades.

O segundo encontro ocorreu em agosto de 2019, com o tema A técnica da Mediação. Um outro momento de formação também aconteceu com a participação de mediadores e equipe no 1º Congresso Nacional de Direito Consensual no Âmbito do Ministério Público, realizado em Recife, de 21 a 23 de agosto.

NJCC realizou ação em diversas escolas do bairro de Casa Amarela (Crédito: Priscilla Buhr/AMCS).

Hotsite 10 anos do NJCC — desenvolvida para apresentar o histórico de trabalho do Núcleo de Justiça Comunitária, a página apresenta o trabalho de capacitação dos mediadores, o resultado de pesquisas acadêmicas que abordam o trabalho do Núcleo e os vídeos institucionais que apresentam o trabalho do órgão.

Vídeo institucional do NJCC produzido pela TV MPPE
Njcc inaugura unidade no município de Moreno