Tecnologia

Repercussão nacional

A forma inovadora de propor a construção colaborativa dos produtos tecnológicos aliando a experiência dos integrantes do Ministério Público e o conhecimento técnico das empresas que compõem o Porto Digital e o Inovabra chamou a atenção de vários órgãos públicos para o trabalho do MPLabs.

Dentro do próprio MP brasileiro, o projeto foi agraciado com o 3º lugar no Prêmio CNMP 2019, na categoria Tecnologia da Informação.

"Saímos da cerimônia de premiação com um reconhecimento e a certeza de que estamos apenas no início de um trabalho que ainda vai render muitos frutos, porque a Instituição como um todo está engajada na inovação", destacou o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Maviael Souza. O projeto também obteve destaque na VI Mostra de Tecnologia do Ministério Público, realizada no mês de setembro de 2019 em Curitiba.

A entrega do Prêmio CNMP aconteceu no 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, realizado em Brasília no mês de agosto (Crédito: AMCS)

Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) estiveram no Recife nos dias 1º e 2 de outubro para visitar o MPPE e conhecer a estrutura de planejamento da organização e também a iniciativa do MPLabs. O grupo realizou imersão com membros do ecossistema de tecnologia, no Porto Digital, e também conheceram a estrutura de tecnologia do MPPE.

“Nós conhecemos o MPLabs, que é reconhecido nacionalmente como um case de sucesso entre os MPs e também na própria administração pública por inovação aberta e soluções em que é possível conseguir contribuições da sociedade. O MPLabs é o norte do que queremos executar no MPT”, disse o presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPT (Ceti-MPT) e secretário de Pesquisa e Análise de Informação, procurador do Trabalho Fabio Kozak.

Já em novembro de 2019, o MPPE se fez presente na 5ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a palestra Inovação Aberta e Lei da Inovação: o caso do MPLabs de Pernambuco.

Além disso, o MPLabs participou de diversos eventos como palestrante, com destaque para: Enastic Jud, no Recife; Expojud, em Brasília; 4CiO Jud em Foz do Iguaçu; VI Mostra de TI do CNMP em Curitiba - PR; Enastic MP em Curitiba; Rec ’n Play Open Innovation no Recife; Futurecom, em São Paulo; e a 5ª Semana de Inovação, em Brasília.

Ouvidorias — além do formato inovador do MPLabs, a solução Audivia também alcançou destaque, sendo uma das principais atrações do VI Encontro Nacional dos Ouvidores do Ministério Público, que ocorreu em agosto de 2019, em Brasília.

“Nossa apresentação foi muito esperada. Os colegas ficaram encantados com a Audivia, por conta do encurtamento do tempo de resposta dado ao cidadão e também da agilização do trabalho da Ouvidoria. Colegas têm se oferecido para visitar a nossa ouvidoria e conhecer o nosso trabalho”, resumiu a ouvidora do MPPE, a promotora de Justiça Selma Barreto.

A solução Audivia, já em uso pela Ouvidoria do MPPE, foi elogiada no Encontro Nacional de Ouvidores do Ministério Público. Vários MPs manifestaram interesse em adotar a ferramenta. (Crédito: AMCS)