Secretaria-geral

Comunicação cada vez mais conectada com o cidadão

Crédito: Creativeart / Freepik.

O foco nas diversas plataformas de divulgação de conteúdos e o aprimoramento da estrutura para encarar esse novo desafio foi, mais uma vez, a tônica da Assessoria Ministerial de Comunicação (AMCS) em 2019. Com a velocidade de inovação da tecnologia, comunicar para a sociedade conectada se tornou algo além de clareza e precisão de informação, mas atentar para que meio e de que forma a informação será tratada, veiculada e melhor assimilada.

Assim, os produtos em formato digital ganharam ainda mais destaque na comunicação feita pelo Ministério Público do Pernambuco (MPPE). Hotsites, campanhas publicitárias e a divulgação em redes sociais se ampliaram como modo do MPPE contatar o cidadão pernambucano e transmitir suas mensagens.

"Sem perder o norte de que a comunicação pública pauta-se pela impessoalidade, transparência e respeito aos direitos fundamentais, a linguagem tem sido pensada para ser a mais acessível e agradável de acordo com o local em que será veiculada. Graças ao novo fôlego e novas estratégias, cada vez mais seguidores se atraem pelos perfis do MPPE no Facebook, Twitter e Instagram", expressou a assessora ministerial de Comunicação Social, Evângela Andrade.

A TV MPPE, por exemplo, tem conteúdo disponibilizado exclusivo nas redes sociais. O cidadão pode acessá-la de qualquer smartphone, laptop ou tablet, em qualquer lugar, desde que conectado à internet. São produtos variados que disponibilizam informações para o público interno do MPPE (membros, servidores e terceirizados), bem como para o público externo (sociedade pernambucana), o que acontece na instituição.

Os canais disponíveis são o www.youtube.com/tvmppe, o www.facebook.com/mppeoficial e o perfil no Instagram @mppeoficial. São vídeos variados que levam notícias das ações e participações do MPPE em prol do bem coletivo. O slogan “O que é de interesse público, é notícia no MPPE” reflete a proposta da TV MPPE.

Na grade, temos os seguintes programas:

MPPE em Destaque – reportagens sobre o que acontece na Instituição e que repercutem na sociedade.

Diálogos com o MPPE – entrevistas com membros da Instituição sobre a atuação do MPPE em benefício da população.

MPPE Notícias – resumo com os principais destaques produzidos ao longo de cada semana.

MPPE Cidadão – programa mensal com temas como: direitos do idoso, consumidor, infância e juventude, saúde, direitos humanos, etc.

Especiais – reportagens especiais para provocar a reflexão da sociedade sobre o assunto abordado trabalhado nos diversos leques de atuação do MPPE.

Em dezembro, foi lançado o Audiência Pública, o podcast do Ministério Público de Pernambuco, com a proposta de interagir e dialogar com seguidores nas redes socais sobre os mais diversos assuntos. Antes de cada programa, o tema é divulgado no perfil @mppeoficial no Instagram, junto com a publicação de uma caixa de perguntas nos stories do perfil oficial do MPPE. Em todas as edições, parte da entrevista é composta por perguntas do público. O Audiência Pública está disponível gratuitamente em diversas plataformas, como: Spotify, Google Podcasts e Deezer. Em todas elas, é possível seguir e receber notificações sobre os novos programas na medida em que forem lançados.

Crédito: Pressfoto / Freepik.

O site institucional www.mppe.mp.br é atualizado diariamente com notícias sobre as atuações do MPPE pela justiça e pelo bem-estar social dos pernambucanos. Um trabalho jornalístico de apuração com membros e servidores do trabalho que é feito, seja ele novidade ou desdobramento de alguma ação institucional.

Dessa forma, para garantir o incremento do trabalho, a Secretaria Geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) investiu na estruturação da AMCS em 2019, o que trouxe um reforço em profissionalização no serviço de fotografia, assim como na cinegrafia e na edição de vídeo, além da renovação dos equipamentos de informática. "Nossa comunicação com o cidadão pernambucano precisa sempre ser assertiva e atualizada. O MPPE pauta-se por transparência e defesa da população. Comunicar o que fazemos a ela é de vital importância", avaliou o secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza Silva.

Daí, houve uma produção maior de hotsites sobre temas pertinentes como Derramamento do Óleo, Humanização do Parto, Adolescente Aprendiz, 10 Anos do Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela, Escolas de braços abertos para inclusão e Programa de Serviço Voluntário, que se aprofundam em assuntos pertinentes, dando a eles caráter de reportagem.

Além dos hotsites, o MPPE também ofereceu ao público abordagens jornalísticas em maior profundidade na série MPPE por Noronha, que descreveu as ações da Promotoria de Justiça local em prol do arquipélago; na cobertura da eleição para os Conselho Tutelares, mostrando a interferência e atenção dos promotores de Justiça e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa da Infância e da Juventude (Caop Infância e Juventude); na divulgação das recomendações para que as prefeituras municipais planejassem e efetivassem campanhas de vacinação contra a epidemia de sarampo; no acompanhamento do 2º Ciclo de Inovação do MPLabs; na divulgação das palestras e debates do Congresso Direito Consensual e Encontro Nacional do Cira.

Para levar à população informações sobre a atuação do MPPE e também sobre seus direitos de cidadania, a AMCS desenvolve peças e campanhas publicitárias de temas diversos. Cada peça é desenvolvida pensando no público-alvo que vai atingir, adequando a linguagem e a identidade visual para que seja atraente e clara. Em 2019, algumas campanhas de destaque foram:

  • Projeto Raízes, que busca o respeito às comunidades tradicionais do Estado.
  • Cidadania com Vez e Voz, evento de interação com a população em diversas cidades de Pernambuco.
  • Campanha Educação Inclusiva, lançada em novembro, com o objetivo de levar informações à população sobre os direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
  • Divulgação da Ouvidoria, informando a operação do assistente virtual de atendimento Audívia

Além das demandas para o público externo, a AMCS também criou diversas ações para a comunicação interna, divulgando as informações de interesse de integrantes do MPPE. Para isso, diversos canais de comunicação são utilizados, como o email institucional e a lista de transmissão interna de WhatsApp, com atualização constante sobre assuntos institucionais. Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se: as campanhas relativas à segurança institucional, divulgações de cursos da ESMP e atividades de Gestão de Pessoas, incluindo o calendário Viva a Gentileza 2020.

A convite da Escola Superior do MPPE, os profissionais da AMCS promoveram um midia trainning para os novos promotores de Justiça empossados, com o objetivo de prepará-los para entrevistas e posicionamentos diante da imprensa externa.