A qualidade de vida, a solidariedade e a integração subiram ao pódio no dia 15 de dezembro de 2019, na cidade de Caruaru, a primeira do interior do Estado a receber a Corrida da Família MPPE, em sua quinta edição. A prova contou um total de 152 participantes de todas as idades, que percorreram os percursos de cinco e dez quilômetros saindo da sede das Promotorias de Justiça de Caruaru. E além de promover hábitos saudáveis, o evento também resultou na arrecadação e doação de 136 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados à Associação dos Pais e Amigos de Especiais de Caruaru (APAE Caruaru).
O secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Maviael de Souza, ressaltou que a descentralização das ações é uma das metas do MPPE. “Fazer a Corrida em Caruaru é uma demonstração que a qualidade de vida precisa ser uma preocupação de toda a Instituição. A gente parabeniza a todos que participaram e espera que o número de participantes cresça cada vez mais”, afirmou.
Já a coordenadora ministerial de Gestão de Pessoas, Josyane Bezerra, comemorou a adesão do público. Do total de inscritos, 43 foram integrantes do MPPE. “Um dos objetivos da Gestão de Pessoas é promover a qualidade de vida dos membros e servidores. E isso vai além do ambiente de trabalho, porque estamos nos encontrando aqui, fora do expediente, para uma confraternização e a prática da atividade física. Isso tem um peso muito grande na saúde de toda a Instituição”, destacou.
Ao final da corrida, além da premiação dos vencedores nas categorias 5 e 10 quilômetros feminino e masculino (público geral e integrantes do MPPE), foi realizada a entrega dos alimentos arrecadados pelo público que se inscreveu na prova. A gestora da APAE Caruaru, Neide Aciole, pontuou que “além de cuidar da sua saúde, os participantes da corrida estão fazendo a felicidade de 270 famílias de crianças com deficiência intelectual e múltipla que são atendidas pela APAE Caruaru”.
Acompanhamento profissional — os participantes da V Corrida da Família do MPPE foram acompanhados por professores e alunos de Nutrição, Educação Física e Fisioterapia da faculdade Asces. Eles apresentaram dicas de alimentação saudável, comandaram o alongamento pré-prova e também realizaram massagens nos atletas que completaram o percurso. Também foi disponibilizada uma equipe de saúde para atender eventuais casos de emergência.
“A equipe de saúde está aqui para dar o suporte aos corredores ao longo do percurso, além de dicas sobre organização de uma dieta e acompanhamento para o corredor desacelerar a musculatura ou, em caso de lesão, para um atendimento inicial”, salientou a fisioterapeuta e professora universitária Belisa Duarte.