As iniciativas para reforçar a segurança de membros, servidores e patrimônio físico do Ministério Público de Pernambuco seguiram firmes em 2019. Nos últimos anos, a AMSI trouxe nova relevância à sua atuação com a publicação da Política de Segurança Institucional (PSI) e também o lançamento do Plano de Segurança Institucional.
Durante o ano, a segurança institucional foi prioridade. O MPPE recebeu um novo sistema de controle de acesso aos edifícios Roberto Lyra (na Rua do Imperador Pedro II), Ipsep (na Rua do Sol) e Paulo Cavalcanti (na Avenida Visconde de Suassuna). Foram instalados sistemas de catracas, cancelas e acesso por meio de biometria, cartão ou senha. Quem entra, seja integrante do MPPE ou visitante, só tem acesso após autorização eletrônica, a fim de neutralizar possíveis ameaças com atuação preventiva e protetiva.
Em agosto, Mês da Segurança Institucional no MPPE, a AMSI promoveu, no Kartódromo Tamboril, no Paulista, o Curso Prático de Condução Evasiva de Segurança, voltado para membros e integrantes do corpo de segurança do MPPE.
O curso teve como principal direcionamento a aplicabilidade de técnicas para se sobressair em possíveis situações de eminente risco de sequestro, bem como direção defensiva em situações em que haja a necessidade de uma ação imediata, como, por exemplo, desviar de algum obstáculo e/ou animal na pista, além de evitar uma possível colisão com pedestres.
Os participantes ouviram dos instrutores explicações sobre a parte mecânica do veículo, como a calibragem, o tipo de pneu e a maneira correta de ajustar os espelhos retrovisores interno e externos, assim como o modo como deve ser colocado e retirado, de forma ágil e segura, o cinto de segurança. A posição correta do assento do condutor do veículo também foi mencionada durante a atividade.
Os participantes executaram atividades práticas na direção com o objetivo de aprenderem como se livrar de possíveis situações de eminente risco à vida e saberem como agir de forma segura, tanto para eles quanto para quem os acompanhe: o chamado slalom, que é a condução de desvio de obstáculos na pista, tanto de frente quanto de ré; voltas na pista, executando cavalo de pau, em 90 e 180 graus, também no sentido de frente e de ré, conhecido por saída de “J”; técnicas de condução com o motorista abatido, bem como a forma como o passageiro deve assumir o volante nos casos de mal súbito do condutor; técnicas de se prevenir contra atentados e também contra emboscadas; além de noções de comboio.
Também em agosto ocorreram palestras, workshops e treinamentos que buscam abordar temas como a doutrina de segurança institucional, segurança pessoal, combate a incêndios, primeiros socorros, entre outras ações.
A AMSI, em parceria com o Bope, realizou treinamentos de Tiro de Defesa. Os treinos se iniciaram em maio e se prolongaram até o segundo semestre, com seis turmas, capacitando 100 integrantes do MPPE, entre membros e servidores. As atividades ocorreram nas instalações do Bope e foram conduzidas por uma equipe de instrução altamente qualificada.
O MPPE também recebeu o reforço de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE) na equipe da AMSI para atuarem em regime de escala, sendo um na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), Edifício Roberto Lyra, na rua do Imperador Pedro II, bairro de Santo Antônio; e outro no edifício Paulo Cavalcanti, localizado na avenida Visconde de Suassuna, no bairro da Boa Vista.
Eles são especializados em atendimento pré-hospitalar, com habilitação para ajudar possíveis vítimas em casos clínicos e acidentes de vítimas com lesões musculoesqueléticas (fraturas, entorse e luxação), parada cardíaca, hemorragias ou qualquer atendimento que necessite de alguma intervenção de primeiros socorros. Também colaboram com o plano de evacuação dos edifícios em caso de emergência.
Outra iniciativa de estímulo à autodefesa ocorreu em junho, com o treinamento de defesa pessoal com base na filosofia do Krav Magá. De origem judaica, a técnica de combate é utilizada pelas Forças Especiais de Defesa de Israel. Participaram do encontro a equipe de segurança institucional do MPPE e o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. O treinamento procurou disseminar as principais informações sobre a técnica, bem como ensinar a aplicação de golpes rápidos. Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, o Krav Magá enfatiza a neutralização de ameaças, com manobras de defesa e ataques simultâneos.
Resumo das atividades da AMSI em 2019: