Apresentação de Maria no templo
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Zacarias 2,14-17
Salmo Responsorial Lucas 1, 46-55-R- O Poderoso fez por mim maravilhas, santo é o seu nome!
Evangelho Mateus 12,46-50
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. 48 Ele respondeu àquele que lhe falou: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Essa festa de hoje, da Apresentação de Nossa Senhora, é muito antiga. Os evangelhos canônicos, que conhecemos, não falam sobre esse fato, mas a festa foi iniciada em Jerusalém no século 6º, e no ocidente no século 14, baseada num relato do evangelho de Tiago, que não é aceito entre os livros da bíblia.
Maria foi consagrada a Deus desde sempre, mas esse evangelho apócrifo diz que aos três anos de idade Maria foi levada ao templo para consagrar-se a Deus. Joaquim teria morrido quando Maria tinha ainda 6 anos, e Ana, sua mãe, quando ela estava com 8 anos de idade. Foi dada a José aos 12 anos mais ou menos, como seu guardião.
A vida de Maria foi toda dedicada a Deus, desde a sua concepção, pois foi concebida sem o pecado original, como mostra o dogma da Igreja, que foi confirmado por várias aparições de Maria, tanto a de Lourdes, em que ela diz a Bernardete ser a Imaculada Conceição, e a Santa Catarina Labouré, em que ela diz para sempre pedirmos a ela as graças com estas palavras: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
No evangelho, quando Jesus diz que são sua mãe e seus irmãos todos os que fazem a vontade de Deus, não quer desmerecer sua mãe, pois ela, mais do que nenhuma outra pessoa no mundo, fez a vontade de Deus desde o seu nascimento.
Peçamos sempre a Maria que rogue por nós ao seu Filho Jesus. Ela é a mãe dele e vai nos atender. Maria disse a Santa Catarina Labouré (cujo corpo está maravilhosamente intacto) que há muitas graças que ela pode nos alcançar, mas não as pedimos.