04/10/2023
São Francisco de Assis
Primeira Leitura: Neemias 2,1-8
Salmo Responsorial: 136(137)R- Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalem, eu me esquecer!
Evangelho: Lucas 9,57-62
57 Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 59 Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. 61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”
COMENTÁRIO:
No trecho de hoje de Neemias, vemos como os samaritanos e os ricos possuidores estrangeiros estão impedindo a reedificação dos muros de Jerusalém para os que haviam voltado do exílio. Neemias pede ao rei credenciais para que possa ir até a Judeia reconstruir a cidade.
Atualmente não há muita diferença: há muitas pessoas que impedem que os outros construam o Reino de Deus, às vezes por inveja, ou por ódio ou por politicagem, enfim, por tantos motivos. Diz o missal cotidiano que é tarefa de todo cristão, hoje, tornar as estruturas de suas comunidades transparentes de amor cristão, para serem inteiramente sinal do empenho de Deus no mundo. Quem não quer ou não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe os que querem trabalhar por um mundo melhor...
No evangelho Jesus mostra que quem estiver disposto a segui-lo deve, também, estar disposto à pobreza, fome, frio, intempéries etc. Seguir Jesus implica em renunciar a si próprio, sabendo que ele não vai nos deixar faltar nada. Ou seja, passar a preocupar-se com a salvação dos outros, com a pregação da palavra, com a convicção de que, se estivermos a serviço do irmão necessitado e em busca de sua salvação, Deus cuidará de nós.
Quando o homem deu por desculpa que ia antes de seguir Jesus enterrar o pai, na verdade queria dizer ficar com os pais até eles morrerem. Ou seja, não queria renunciar a uma vida cômoda e descompromissada. Em relação ao que disse que ia despedir-se dos de sua casa, isto significa que não conseguiremos seguir Jesus se começarmos a sentir saudades das nossas antigas mordomias. Aliás, é um pouco isso que o povo de Deus saindo do Egito fazia: sentia saudades das cebolas do Egito, das refeições que lá faziam, mesmo sob escravidão.
Resumo da ópera: Seguir Jesus implica renúncia e prontidão, uma confiança plena nele, estar pronto para qualquer dificuldade. Mas não se assustem! Quem se decide a seguir Jesus do jeito que ele quer, sente muito mais satisfação e alegria do que se vivesse à toa na vida.
São Francisco de Assis, o santo comemorado hoje, nos dá o exemplo de como ele conseguiu fazer isso, e, saibam todos, conseguiu pela graça de Deus e não apenas com as próprias forças. Todos somos fracos. Nós nos fortalecemos quando confiamos em Deus e pedimos sua ajuda.
1ª Leitura: Baruc 4,5-12.27-29
Salmo Responsorial 68(69)R- Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.
Evangelho Lucas 10, 17-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura Baruc mostra que a vocação de Israel é ser um povo diferente dos outros, comprometido com o verdadeiro Deus e proclamando o seu senhorio sobre tudo e todos. Da mesma forma a nossa Igreja deve ser uma luz nas trevas do mundo atual, pois o mesmo Deus que permite o sofrimento e tantas coisas adversas, também nos consola e nos admite na pátria eterna, a Jerusalém Celeste, como mais tarde falaria o Apocalipse.
No evangelho Jesus elogia a fé dos que creem sem tê-lo visto, ou seja, todos os que vieram depois de seu tempo. A fé é importante para nossa vida espiritual e para a nossa salvação e deve ser uma fé simples, sem muitos questionamentos. Muitos perguntam demais e agem de menos. Simplesmente acredite. Você vai ser julgado(a) por ter ou não acreditado. Se as autoridades que ensinaram a você ensinaram erradamente, elas é que vão ter que se explicar com Deus.