TERÇA-7TP

14/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 1,15-17.20-26 

Salmo Responsorial 112(113)R-O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres

Evangelho: João 15,9-17 

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou,  assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.  16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. Palavra da Salvação.

  Comentário:


Hoje comemoramos São Matias, que substituiu Judas Iscariotes. Diz um historiador, Eusébio de Cesaréia, que Matias teria sido um dos setenta discípulos do Senhor, aqueles que Jesus mandara pregar o evangelho dois a dois. 

 O que chama a atenção, a princípio, é o critério para a escolha: ter acompanhado Jesus desde o começo e ter sido testemunha da ressurreição. Para ser apóstolo, é preciso conhecer Jesus, mas sobretudo ter sido testemunha de sua ressurreição. Quanto a nós, o pregador que não tem intimidade com Jesus não será um verdadeiro pregador. A intimidade com Jesus se consegue pela oração prolongada, mesmo que seja feita em etapas do dia, entremeada com nossos afazeres e, como diz o Evangelho, amando-nos uns aos outros. É no amor entre nós que entraremos na intimidade com Jesus. 

No evangelho Jesus diz justamente isso: que, se obedecermos aos mandamentos, permaneceremos em seu amor e nossa alegria será plena. E Jesus reduz os dez mandamentos em um só: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (v.12). "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando" (v.14). O nosso amor pelo próximo é que vai nos mostrar até que ponto estamos nos relacionando com Jesus.