SEXTA-7TP

6ªFEIRA DA DA 7ª SEMANA PASCAL

17/05/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 25,13-21 

Salmo Responsorial 102(103)R- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus. 

Evangelho: João 21,15-19  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. – Palavra da salvação.

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Paulo é preso e interrogado, dando testemunho de Jesus e sua ressurreição. Festo, que era encarregado do julgamento, não achou crime algum nele e lhe perguntou se preferia ir a Jerusalém para lá ser julgado. Paulo, como tinha cidadania romana, pediu para ser julgado em Roma, pelo "Augusto Imperador". Ficou, então, preso, até que fosse levado a César. Essa ida de Paulo a Roma foi providencial, pois lá ele pôde testemunhar Jesus Cristo Ressuscitado não apenas por palavras, mas com a própria morte. Ele ainda conseguiu mais um tempo de liberdade e a usou para pregar o Evangelho. 

No Evangelho, Jesus perguntou a Pedro por três vezes se ele o amava, talvez para compensar as três vezes em que Pedro o negou. Para nós não vai ser diferente! Se negamos a Jesus pelo pecado, teremos que recompensar o tempo perdido de ofensa a ele com atos de misericórdia e, sobretudo, lutando para não pecar mais. 

Jesus pediu também a Pedro que apascentasse as ovelhas e os cordeiros de Jesus. Mesmo tendo pecado, Pedro, arrependido, recebe a missão de governar a Igreja deixada por Jesus. Deus não  guarda rancor. Quando ele perdoa, perdoa de verdade. Que isso nos incentive a pedirmos perdão se pecarmos e a lutar para não mais pecar. 

A oração é o alimento de nossa vida espiritual. Sem ela nada conseguiremos. Como tem sido a nossa oração?