QUARTA-7TP

4ª FEIRA DA 7ª SEMANA PASCAL

15/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 20,28-38

Salmo Responsorial: 67(68) R- Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Evangelho: João 17,11b-19 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. – Palavra da salvação.

 

Comentário: 

Na primeira leitura me chama a atenção, logo no início do trecho, que Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso que cuidassem deles mesmos e do rebanho que o Espírito Santo lhes dera para que guardassem. 

Isso é muito importante, pois quando pregamos aos outros, nós devemos ser os primeiros a ouvir e atender à palavra do Senhor. Muitas vezes parece-nos que a Palavra não é para nós, mas apenas para os (as) que nos ouvem. Paulo menciona todo o trabalho e os imensos sacrifícios que ele fizera para lhes comunicar essa palavra. Não deviam tornar vão seu trabalho. O que dizer hoje em dia de tudo o que já ouvimos acerca de Jesus e seu Reino? 

No evangelho Jesus mostra uma certa preocupação pelos que ele estava deixando aqui para que espalhassem pelo mundo e por todas as épocas terrestres a Boa Nova do evangelho. Qual boa nova é essa? É a nossa libertação para que possamos participar da eternidade de Deus. Jesus adquiriu essa nossa liberdade com sua própria vida. 

Ele nos ama infinitamente como Deus e humanamente como homem perfeito e zela pelo nosso triunfo sobre o mal. “Eles não são do mundo como eu não sou do mundo”. O que significa “ser do mundo”?

Significa apegar-se às coisas do mundo como se fossem nossa real morada. É preciso nos conscientizarmos de que estamos aqui de passagem e não vale a pena vivermos estes poucos anos em lutas, invejas, ódios, maldades etc. Não ser do mundo significa viver aqui e usar as coisas que passam com sabedoria, como Jesus usou, mirando as que não passam, ou seja, o que vamos viver no céu. 

Para que vivamos aqui santamente, precisamos pedir a Deus. Sem a oração incessante, não conseguiremos.