SÁBADO DA DA 7ª SEMANA PASCAL
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 28,16-20.30-31
Salmo Responsorial 10(11)R- Ó Senhor, quem tem reto coração / há de ver a vossa face
Dou um exemplo: Jesus nunca poderia ter dito: “Quem quer ser meu discípulo tome a sua cruz e me siga”, porque essa frase não teria sentido algum antes de sua morte. Ele disse outras palavras, mas com o mesmo sentido dessas. Talvez ele teria dito: Quem quiser ser meu discípulo, aceite seus problemas do dia a dia, suas angústias, seus sofrimentos, as contrariedades do dia, e me siga. Isso tudo (ou mais conceitos ainda) foi resumido nessa frase: “tome sua cruz e me siga”.
Quando ouvimos alguma palavra do Senhor ou mesmo do restante da bíblia, temos que ter o espírito pronto para entendê-la, e fazer isso com imparcialidade, com reta intenção. Se ouvirmos a palavra com arrogância, com desejo de mostrar que ela não é verdadeira, torcendo-a para que ela se adapte às nossas ideias, seria melhor nem ler a bíblia. Vai ser pior para nosso posicionamento diante de Deus.
Como diz a primeira leitura, todos temos o dever, o direito e a graça de seguir o caminho pelo qual Deus nos chamou, cada um de modo diferente, mas todos nós com o mesmo objetivo: participar eternamente da glória de Deus. O exemplo de Paulo é edificante: mesmo preso ele continuava a pregar a palavra de Deus. Nunca desanimou. Sempre teve confiança.