2ª FEIRA DA 7ª SEMANA PASCAL
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 19,1-8
Salmo Responsorial 67(68) R- Reinos da terra, cantai ao Senhor!
Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”!
Havia muitas pessoas que ainda não conheciam o batismo cristão, mas apenas o de João. O de João era o batismo de água para a penitência. O batismo cristão é o batismo do Espírito Santo para a remissão dos pecados. Paulo logo agiu para que eles fossem batizados e lhes impôs as mãos. O Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em línguas e a profetizar.
Atualmente não se vê mais essas manifestações exteriores de modo real (a maioria das que se vê são puras manifestação de euforia e/ou efeito psicológico), mas a gente deveria se ater mais à ação que o Espírito Santo exerce em nós no que se refere a uma vida de santidade.
Se o Espírito Santo está agindo em nós, mesmo sem essas manifestações exteriores, nós iremos perceber um aumento de santidade em nós próprios. Vamos percebendo que ficamos mais fortes nas tentações, mais convictos em nossa fé e em nosso desejo por uma vida santa. Essas atitudes são frutos da presença em nós do Espírito Santo.
No evangelho vemos que Jesus nunca está só, mesmo se todos o abandonarem: o Pai está sempre com ele. Conosco isso também é verdadeiro. Se crermos em Deus e procurarmos fazer a sua vontade, sentiremos sempre a sua presença. Nunca estaremos sozinhos, por mais abandonados que estejamos. É santamente absurda a intensidade com que Deus nos ama!
A mãe sempre ama o filho, esteja ele em qual situação estiver, mesmo se estiver moralmente decaído. Ela sempre o vai receber e ouvi-lo, mesmo que não concorde com a vida que ele está vivendo. Deus é infinitamente mais perfeito do que qualquer mãe, nos adverte Isaías.