2ª FEIRA-7TP

2ª FEIRA DA 7ª SEMANA DA PÁSCOA 

13/05/2024

N. Sra. de Fátima


Leituras do dia de semana:

Primeira Leitura: Atos 19,1-8

Salmo Responsorial 67(68) R- Reinos da terra, cantai ao Senhor! 

Evangelho: João 16,29-33

 Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas  claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para  que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”! 


LEITURAS APROPRIADAS PARA A MEMÓRIA 

Primeira Leitura: Isaías 61,9-11 

Salmo Responsorial 44(45) R- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto! 

Evangelho: Lucas 11,27-28

Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.


COMENTÁRIO  DA MEMÓRIA DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA

Hoje é dia em que lembramos as aparições de Maria na cidade de Fátima, Portugal. Uma das coisas que Nossa Senhora falou para os pastorinhos é a necessidade de orar e fazer penitência. E na oração, ela insistiu na reza do Santo Rosário. A oração do Rosário torna tudo mais fácil para nós: o encaminhar-se para a santidade e a vida do dia a dia. 

Na primeira leitura vemos as palavras usadas por Maria no canto "Magníficat", quando se encontrou com Isabel: "Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus" (Isaías 61,10). "O Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações" (v.11), e isso ocorreu com Maria: ao dar à luz Jesus, trouxe ao mundo a justiça e o conhecimento da glória e do poder de Deus. 

No evangelho, alguém elogiou a Mãe de Jesus por tê-lo trazido ao mundo. Jesus acrescentou que o fato principal não foi de que ela o trouxe ao mundo, mas sim, de ter ouvido a Palavra de Deus e tê-la posto em prática, ao se colocar plenamente a serviço de Deus. E estende essa bem-aventurança a todos os que fazem o mesmo, ou seja, a todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. 


COMENTÁRIO DAS LEITURAS DO DIA DE SEMANA


Havia muitas pessoas que ainda não conheciam o batismo cristão, mas apenas o de João. O de João era o batismo de água para a penitência. O batismo cristão é o batismo do Espírito Santo para a remissão dos pecados. Paulo logo agiu para que eles fossem batizados e lhes impôs as mãos. O Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em línguas e a profetizar. 

Atualmente não se vê mais essas manifestações exteriores de modo real (a maioria das que se vê são puras manifestação de euforia e/ou efeito psicológico), mas a gente deveria se ater mais à ação que o Espírito Santo exerce em nós no que se refere a uma vida de santidade. 

Se o Espírito Santo está agindo em nós, mesmo sem essas manifestações exteriores, nós iremos perceber um aumento de santidade em nós próprios. Vamos percebendo que ficamos mais fortes nas tentações, mais convictos em nossa fé e em nosso desejo por uma vida santa. Essas atitudes são frutos da presença em nós do Espírito Santo. 

No evangelho vemos que Jesus nunca está só, mesmo se todos o abandonarem: o Pai está sempre com ele. Conosco isso também é verdadeiro. Se crermos em Deus e procurarmos fazer a sua vontade, sentiremos sempre a sua presença. Nunca estaremos sozinhos, por mais abandonados que estejamos. É santamente absurda a intensidade com que Deus nos ama!

A mãe sempre ama o filho, esteja ele em qual situação estiver, mesmo se estiver moralmente decaído. Ela sempre o vai receber e ouvi-lo, mesmo que não concorde com a vida que ele está vivendo. Deus é infinitamente mais perfeito do que qualquer mãe, nos adverte Isaías.