6º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 8,5-8.14-17
Salmo Responsorial: 65(66)-R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!
Segunda Leitura: 1 Pedro 3,15-58
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Palavra de Salvação.
Na primeira leitura, tendo ouvido que a Samaria se convertera, Pedro e João foram lá e impuseram as mãos nos que haviam recebido o Batismo e eles receberam o Espírito Santo. O fato de o Espírito Santo ter descido tanto sobre os Judeus como sobre os Samaritanos mostra que houve uma unidade aí instaurada. Ainda hoje, quando recebemos o Espírito Santo, estamos sendo unidos a essa Igreja Santa e a todos os cristãos do mundo todo.
A segunda leitura nos traz Pedro ensinando a agir como cristão: sempre praticar o bem, mesmo que isso cause algum sofrimento, pois é melhor sofrer praticando o bem do que praticando o mal. A tentação que temos é deixar de lado o caminho honesto, da verdade, da caridade e usar de mentiras e subterfúgios para resolvermos nossos problemas. Se pensarmos melhor vamos perceber que esse tipo de procedimento nos causará maior problema e sofrimentos ainda. A vida cristã santa deriva de uma total adesão a Cristo.
No Evangelho Jesus prepara os discípulos para sua morte. Garante-lhes que não os deixará órfãos, pois enviará o Espírito Santo, que será percebido e recebido por quem guarda os mandamentos. Quem guarda os mandamentos mostra que ama Jesus. Quem ama Jesus será amado por Jesus e pelo Pai e Jesus se manifestará a ele. Ou seja: amar Jesus e guardar os seus mandamentos é o caminho certo da felicidade, da alegria, e da vocação primordial do cristão. Deus nos ama infinitamente, mas só pode nos salvar e ter-nos com ele no paraíso se nós quisermos, se nós nos abrirmos a ele. É o que Jesus quer de nós: que nós tenhamos a humildade suficiente para confiarmos nele e deixarmos que ele nos ame e nos salve.