TERÇA-6TP

3ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA

07/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 16,22-34

Salmo Responsorial -137(138) R- Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

Evangelho: João 16,5-11 

5“Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”. – Palavra da salvação.

 Comentário 

Na primeira leitura vemos como o carcereiro foi atingido pelos acontecimentos, mas talvez o que mais lhe impressionou não foi o tal terremoto, mas o comportamento de Paulo e Silas. A fé é ao mesmo tempo tranquilizadora e inquietante.

Uma outra consideração é que o Batismo do carcereiro mostra as etapas do catecumenato daquele tempo: 

1- A pergunta: “Que devo fazer”?

2- A exposição do evangelho

3- O rito do batismo

4- A refeição, que poderia ter sido eucarística, que faz tudo terminar na alegria. 

O evangelho nos mostra a necessidade de Jesus voltar para o Pai para que o Espírito Santo pudesse descer sobre todos os que haviam aceitado a fé cristã. E o dom principal do Espírito Santo é o conhecimento do plano do Pai para a salvação do mundo. Quem aceitar Jesus estará de posse do conhecimento desse plano de salvação, de amor. Quem não aceitar terá sua decisão respeitada, ou seja, não verá a Deus, a quem ofende e evita. Deus só se mostrará para os que o amam e o aceitam.