QUINTA-6TP

5ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA 

09/05/2024

Sta. Luísa de Marillac

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 18,1-8 

Salmo Responsorial 97(98) R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador / perante as nações. 

Evangelho: João 16,16-20 

 Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: ‘Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’. Alguns dos seus discípulos disseram entre si: ‘O que significa isso que ele nos está dizendo: pouco tempo e não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis de novo, e Eu vou para junto do Pai’? Diziam, pois: ‘O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer’. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis’? Em verdade, em verdade vos digo: vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Palavra da Salvação.


 COMENTÁRIO:


Na primeira leitura vemos como Paulo desistiu de pregar aos judeus porque não aceitavam o que ele lhes pregava sobre Jesus ser o Messias. Até hoje eles estão esperando o Messias. Eles, como várias outras denominações religiosas que se dizem cristãs, não o são de fato, pois não acreditam na divindade de Jesus Cristo. Entre elas, posso indicar os Mórmons e as Testemunhas de Jeová. 

Ao contrário, muitos pagãos aceitaram a divindade de Jesus e seu messianismo e se tornaram cristãos. O trecho dá alguns exemplos de conversão. 

No evangelho Jesus alerta os discípulos sobre sua partida, sua ausência física do meio deles. Nós não vemos Jesus, mas podemos senti-lo presente entre nós. Se não sentimos isso, temos assim mesmo que ter fé em sua presença. Ele nunca nos abandona. E garante aos discípulos: “vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. Neste mundo há muita tristeza. Talvez porque haja também poucas pessoas que tenham fé autêntica, de verdade. 

Quem tem fé, mesmo não sentindo nenhum arroubo místico, terá sua tristeza transformada por Deus em alegria, após sua morte. A convivência no céu com Jesus e todos os santos será maravilhosa, indescritível, e não mais haverá choro nem lágrimas. Jesus está garantindo isso nas leituras não só de hoje, mas nas de todos esses últimos dias. 

 É muito válido como testemunho o fato de Paulo ter trabalhado para ganhar a vida. Será que isso não seria também um grande testemunho dos sacerdotes no mundo de hoje?