COMENTÁRIO DA MEMÓRIA DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA
Leituras para as comunidades que celebram esta data da aparição de N. Sra. em Fátima
Primeira Leitura: Isaías 61,9-11
Salmo Responsorial 44(45) R- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
Evangelho: Lucas 11,27-28
Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Comentário:
Hoje é dia em que lembramos as aparições de Maria na cidade de Fátima, Portugal. Uma das coisas que Nossa Senhora falou para os pastorinhos é a necessidade de orar e fazer penitência. E na oração, ela insistiu na reza do Santo Rosário. A oração do Rosário torna tudo mais fácil para nós: o encaminhar-se para a santidade e a vida do dia a dia.
Na primeira leitura vemos as palavras usadas por Maria no canto "Magníficat", quando se encontrou com Isabel: "Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus" (Isaías 61,10). "O Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações" (v.11), e isso ocorreu com Maria: ao dar à luz Jesus, trouxe ao mundo a justiça e o conhecimento da glória e do poder de Deus.
No evangelho, alguém elogiou a Mãe de Jesus por tê-lo trazido ao mundo. Jesus acrescentou que o fato principal não foi de que ela o trouxe ao mundo, mas sim, de ter ouvido a Palavra de Deus e tê-la posto em prática, ao se colocar plenamente a serviço de Deus. E estende essa bem-aventurança a todos os que fazem o mesmo, ou seja, a todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.