6ª FEIRA-6TP

6ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA

10/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Primeira Leitura: Atos 18,9-18

Salmo Responsorial 46(47) R- O Senhor é o grande rei de toda a terra.

Evangelho: João 16,20-23 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora, mas depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa de um homem ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada". 

Comentário: 

Para chegarmos à alegria do novo reino inaugurado por Jesus, será necessário passar por muitas tribulações, por muitas coisas tristes. Penso que a principal causa disto está no fato de que teremos que tirar muitas coisas más de nossa vida, e isso custa. Por exemplo, acabar com os vícios. Não há como deixar um vício sem sofrer. Tratar bem os outros: não há como perdoar a uma ofensa recebida sem sofrer com isso. Viver uma vida simples: não é fácil para uma pessoa rica viver modestamente. Manter-se casto: não é fácil para um jovem com saúde manter sua castidade, nem para uma pessoa casada manter-se fiel à esposa ou ao esposo, com tanta facilidade que o mundo oferece para o adultério. 

Entretanto, se conseguirmos, com a graça de Deus superar tudo isso, a alegria nossa será muito grande, e não será preciso esperar a outra vida: já nesta sentiremos uma paz interior muito grande de estarmos fazendo a vontade de Deus. A santidade é uma atitude de vida que nos dá muita alegria interna, muita paz interior. 

Na primeira leitura Jesus garante a Paulo que o estava acompanhando e protegendo e que ele não devia ficar calado: "Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo". Jesus está conosco, também, quando nos dispomos a deixar o pecado e o comodismo para pregar a sua palavra, senão com palavras, pelo menos com o testemunho de uma vida cristã autêntica. A luta não é fácil. Mas compensa. A alegria que sentimos quando sabemos que Deus está se alegrando conosco é indescritível. Só mesmo os santos a conhecem. E nós todos somos convidados a ser santos!