SEGUNDA-5TP

 2ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA PÁSCOA 

29/04/2024 

Sta. Catarina de Sena


Primeira Leitura: Atos 14,5-18 

Salmo Responsorial 113B(115) R= Não a nós, ó Senhor, não a nós, / ao vosso nome, porém, seja glória.. 

Evangelho: João 14,21-26  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura, os habitantes da cidade de Listra, vendo o milagre que Paulo e Barnabé haviam feito, da cura do paralítico, começaram a querer adorá-los como deuses. Percebo que atualmente há muitos deuses que fabricamos: televisão, internet, artistas, jogadores... Também os vícios são endeusamentos que afligem as pessoas.

É preciso adorar o verdadeiro Deus, que não admite esses “deuses” em nossa vida. A escolha deve ser exclusiva para Deus e sempre usar as demais coisas permitidas com muito critério e sempre dando preferência para Deus. Não é digno de um  cristão, por exemplo, deixar a missa dominical por causa de um jogo ou outra coisa. Podemos, sim, ir ao jogo e fazer momentos de lazer no domingo, mas não deixarmos de participar da Missa. É o momento nosso de encontro pessoal com Deus, para O louvarmos e agradecermos e também nosso encontro com a comunidade!

No evangelho Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Qual é essa “palavra” que precisamos guardar? 

Acredito que seja o que ele falou em João 13,34: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. No Antigo Testamento já se falava em amar aos outros, mas o que deixa diferente o que Jesus falou é que devemos amar “como ele nos amou”. 

E como Jesus nos amou? Plenamente, totalmente. Deu sua vida por nosso amor. Sofreu de modo incrível. Pilatos foi destituído do governo alguns meses depois da morte de Jesus, por exagero na sentença. 

Jesus poderia ter-se deixado matar ali mesmo, antes da Via Sacra, em vez de ir até o Calvário. Ele suportou toda a caminhada e tantos sofrimentos a mais porque queria dar-nos o exemplo: nunca desanimar, nunca desistir, confiar na ação e na graça de Deus em nós. Se ele permite o sofrimento, é por nosso amor, para poder dar-nos a vida eterna. Só ele nos conhece perfeitamente e sabe do quê precisamos.