5º DOMINGO DA PÁSCOA-ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 6,1-7
Salmo Responsorial: 32(33) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Segunda Leitura: 1 Pedro 2,4-9
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós sabeis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho”? Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, saberiam também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe> “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”! Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”. Palavra de Salvação.
Jesus nos dá muita esperança e tranquilidade nessa leitura do evangelho. “Não se perturbe o vosso coração.(...). Na casa de meu Pai há muitas moradas”... Só tem motivo para perturbar-se os que não querem deixar de pecar. Deus é Todo misericordioso, mas também é Todo justo. Ele não invade nossa vontade e nosso coração. Só é misericordioso para quem quiser a sua misericórdia. Ele não obrigará ninguém a recebê-la. É isso que muitos não entendem.
Se Deus perdoasse a esmo a todos, não haveria necessidade de Maria aparecer em Fátima, em Medjugorje para alertar-nos que nos convertamos! Não haveria necessidade dele vir à terra, viver como um de nós, sofrer e morrer na cruz e depois ressuscitar. Não haveria necessidade de enviar seus discípulos a pregar o evangelho etc.
E ele diz a Filipe: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas”. Nós não vemos o Pai. Para acreditar em Jesus, os discípulos tiveram que contentar-se com as suas obras, com os milagres que viram, e, finalmente, com a sua ressurreição.
Nossa fé está baseada no testemunho dos Apóstolos. Além dessa fé, a única coisa que temos é a paz profunda que sentimos quando estamos agindo corretamente, quando sabemos que estamos agradando a Deus.
Na primeira leitura vemos a criação do diaconato que, graças a Deus, foi restabelecido em nossa época. Os diáconos são testemunhas visíveis da vida familiar como ela deve ser vivida, principalmente por serem ministros da Palavra e de vários sacramentos.
Na segunda leitura de hoje Pedro fala que nós fazemos parte do edifício espiritual como pedras vivas, do qual Jesus é a pedra angular, principal, na qual todas as outras, ou seja, nós, estamos apoiados e firmados.
Quem rejeita Jesus está fazendo dele uma pedra de tropeço. Entretanto, quem o aceita e, pelo Batismo, fica fazendo parte desse edifício que é a Igreja, vai entrar nessa luz maravilhosa.
Irmãos e irmãs, cabe a nós aceitar Jesus em nossa vida, convertermo-nos, mudarmos nossa vida para uma vida encaminhada para a santidade, e teremos parte em nossa morada no céu.