QUINTA-5TP

5ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA PÁSCOA

 02/05/2024 

Sto. Atanásio 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Atos 15,7-21 

Salmo Responsorial 95(96) R- Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.  

Evangelho: João 15,9-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. – Palavra da salvação

 

Comentário: 

Na primeira leitura podemos meditar o fato de que em nossas comunidades muitas vezes nos atemos a regrinhas mesquinhas e deixamos para trás coisas mais importantes, como a caridade.  

A Igreja que estava começando esbarrou com as exigências exageradas de práticas rituais que os judeus praticavam. Era necessária uma ruptura, a fim de que os pagãos não precisassem tornar-se judeus para ser cristãos. Foi preciso um Concilio, o de Jerusalém, para decidirem que os pagãos pudessem entrar no cristianismo apenas com o Batismo, sem necessitar a circuncisão. Mas foi uma luta acirrada e demorada, até que se conseguisse esse objetivo. No texto de hoje Pedro diz que seria temerário, injusto e inútil impor aos pagãos neoconvertidos o jugo da lei de Moisés. E foi essa orientação que, graças a Deus, ficou valendo. 

Ainda hoje vemos nas comunidades pessoas resolvidas a deixar pesada a vida alheia por meio de obrigações e normas sem fim. Diz o missal cotidiano: "Ao longo de sua história, a Igreja será continuamente tentada a ligar-se e a identificar-se com práticas, observâncias, modelos de cultura, que lhe tolherão a liberdade e a plena disponibilidade para os novos povos que lhe baterão à porta. Uma Igreja livre e fiel a Cristo devera ser sempre consciente de que "nada se deve impor àqueles que se convertem a Deus" senão o próprio Deus". Não é essa a reação de muitos católicos quando, por exemplo, o Papa Francisco dá orientações de acolhimento e de desburocratização aos que estão se aproximando da Igreja. 

Isso me lembra meu tio, que depois de muita insistência nossa, nos anos 60, foi à Missa. Ele só possuía uma perna. Sentou-se na frente, à esquerda da igreja. Um senhor, muito gentilmente, pediu-lhe que saísse dali e fosse para o outro lado. Ali era reservado aos congregados marianos. Já no outro lado, uma moça gentilmente convidou-o a mudar-se para os fundos, porque ali era o lugar das Pia União das Filhas de Maria. Meu tio, aborrecido, saiu dali e foi embora, para nunca mais voltar. 

Precisamos maior atenção com os que chegam às nossas Missas. Muitas igrejas evangélicas estão prosperando porque tratam seus adeptos com mais caridade e cortesia. Tenho um amigo que diz concordar com muitas afirmações da nossa Igreja, mas prefere a Igreja Evangélica de Belém, por “sentir-se melhor lá”. 

O Evangelho segue falando do amor a Jesus, aos irmãos, e à necessidade de estarmos unidos a ele. Hoje Jesus fala que permaneceremos nele se cumprirmos os  mandamentos, e que isso nos dará muita alegria. Permanecer em Cristo nada mais é do que deixar-se amar por Ele. Quando nos deixamos amar por Cristo, o restante Ele mesmo nos faz. Amar a Deus, diz o missal cotidiano, nunca é iniciativa doo homem, mas sempre resposta a um dom. 

"Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena", diz Jesus no texto de hoje. A alegria do mundo passa como as nuvens. A alegria que Cristo nos dá é eterna!