SEXTA-4TP

 6ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA 

26/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 13,26-33 

Salmo Responsorial 2 R-Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! 

Evangelho: João 14,1-6  

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' 6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, Paulo fala sobre a ressurreição a todos os que o ouviam. A fé na Ressurreição de Jesus é a base de nossa vida. Sem a ressurreição nada teria sentido. É sabendo que vamos ter uma vida eterna que vamos ter coragem e ânimo para continuarmos no caminho da santidade, ou o começarmos, se ainda estamos em pecado. O caminho da santidade só pode ser trilhado com a graça de Deus. É ele quem nos dá força e coragem. Para obtê-las, é necessário pedir incessantemente a Deus que nos fortaleça. Quem reza fica forte. Quem não reza continua fraco. Todos somos fracos. Todos, inclusive os santos, só nos salvaremos se pedirmos a Deus que nos fortaleça e nos ajude nesse caminho. 

 

A segunda leitura nos fala justamente das moradas que já estão preparadas para nós no paraíso. Cabe a nós vivermos de tal modo que possamos tomar posse delas. E não há outro jeito senão reconhecermos humildemente que não podemos fazer isso sem que Deus nos ajude. 

 

Se você não está acostumado a rezar, peça isso a Deus durante todo o dia, lançando-lhe pedidos breves, rápidos: “Jesus, Filho de Deus Vivo, tende piedade de mim”.  “Senhor, que eu seja santo(a)”. “Senhor, me ajude a tomar posse de minha morada no céu após a minha morte”.