QUINTA-4TP

SÃO MARCOS EVANGELISTA

25/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Pedro 5,5b-14

Salmo 88 (89) R- Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor!

Evangelho de Marcos 16,15-20

Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação.

Comentário:

O Evangelista Marcos ou João Marcos pertencia a uma família de Jerusalém, que pôs sua casa à disposição dos primeiros cristãos. Possivelmente essa casa foi aberta a Cristo e seus apóstolos e serviu de ambiente para a última Ceia.

Marcos acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária, mas parece não haver participado do entusiasmo do Apóstolo; retornou sozinho a Jerusalém. Depois Marcos acompanhou Pedro a Roma, pôs-se a seu serviço durante a prisão do chefe dos apóstolos e depois voltou a colocar-se à disposição de Paulo durante a prisão deste.

Marcos nos apresenta Jesus descoberto através da experiência de seus discípulos e apóstolos. Marcos tenta dar uma resposta à pergunta: “Quem é Jesus”? Ele foi o que deu maior relevo à traição de Judas e de Pedro (Missal cotidiano).

A Igreja copta o considera propriamente o patriarca fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do cristianismo primitivo. Tradições coptas posteriores dizem que ele foi martirizado em 68 d.C.

Na primeira leitura Pedro saúda Marcos e o chama de “meu filho”. Nessa leitura, Pedro lembra que o maligno está nos rodeando como um leão, pronto a devorar-nos. Nós devemos resistir-lhe, firmes na fé.

No evangelho Jesus envia os Apóstolos a pregarem o evangelho a todas as pessoas do mundo todo e prometeu que nada os poderia afetar ou fazer-lhes mal, nem a eles nem a quem os ouvisse e atendesse os pedidos de Jesus.

Sabemos que a realidade é bem diferente. Nem todos conseguem a cura e tudo isso prometido aí no evangelho. Eu entendo, porém, que a promessa de Jesus se refere ao fato de que quem seguir seus pedidos de conversão, terão sempre sua atenção e assistência e ele lhes dará a alegria do paraíso. Quem se converte e procura viver santamente nunca se sentirá abandonado nem infeliz. Para essa pessoa, “não tem tempo quente”.