QUARTA-4TP

4ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA 

24/05/202

São Fidélis de Sigmaringa

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 12, 24-13,5a 

Salmo Responsorial: 66(67)-R- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem. 

Evangelho: João 12,44-50  

Naquele tempo: 44Jesus exclamou em alta voz: 'Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei  o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou,  ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou.' Palavra da Salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos como o trabalho missionário é feito em harmonia com o Espírito Santo. Ele inspira, dá forças, mas nós temos que agir de acordo com o que nos é pedido. Seria algo insano querer trabalhar no apostolado sozinho, desligado da vontade divina e de uma comunidade. Muitos trabalhos e iniciativas, até boas, muitas vezes não dão certo justamente por isso. 

“Eles jejuaram e rezaram”: sem a oração nossa e da comunidade o nosso trabalho vai ser infrutífero. Como diz São Tomás de Aquino, é melhor andar mancando no caminho certo do que correr no caminho errado. Mancar no caminho certo vai nos levar ao objetivo, embora demore, mas correr no caminho errado vai nos levar ao nada. 

Fazer obras por motivos egoístas e por vaidade é correr no caminho errado: não vão dar em nada. Temos que agir com os pés na terra, ou seja, amparados por uma comunidade de amor e vida. A gente vai mais devagar, mancando, mas chegaremos no objetivo.

O Evangelho mostra também um pouco disso: O mandamento do Pai é vida eterna. Quem o observa, vai viver com ele na eternidade. Jesus é a luz que nos ilumina e não nos deixa caminhar nas trevas. Somos nós mesmos que escolhemos o caminho a seguir. Se seguirmos o caminho escuro, vamos chegar num lugar escuro, sem a luz divina. Não é Deus que manda para o inferno: é a própria pessoa que escolhe ir para lá, quando não pede a luz divina enquanto caminha aqui na terra. 

Vamos nos perguntar seriamente: o caminho que estou seguindo é um caminho em que Deus está?