4ºDOMINGO DA PÁSCOA-ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 2, 14.36-41
Salmo Responsorial: 22(23)-R- O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.
Segunda Leitura: 1 Pe 2,20b-25
Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 -O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Palavra da Salvação.
Na primeira leitura vemos como mais ou menos três mil pessoas aderiram ao cristianismo fazendo como que uma amostragem de todos os pagãos que se converteram ao cristianismo.
A mudança do judaísmo elitista e nacionalista para o cristianismo aberto a todos foi radical e surpreendente. Mesmo Pedro demorou a assimilar essa ideia.
Em nossa vida, somos também convidados a fazer muitas vezes uma mudança radical, custosa, chorada e sofrida, mas necessária, se nosso desejo for realmente entrar na glória de Deus.
Jesus é o Bom Pastor, diz o evangelho de hoje, que não veio como os ladrões, para matar e destruir, mas para salvar e dar-nos a vida em abundância (v. 10). Jesus, habituado aos costumes do tempo, fala sobre o fato de que o pastor, chegando ao redil, chamava as ovelhas líderes pelos nomes, e as demais do rebanho as seguiam. Ali no redil havia vários rebanhos, mas cada um deles seguia suas ovelhas líderes, que por sua vez seguia o pastor reconhecido.
Jesus é o nosso líder, o nosso guia, o nosso Pastor, o nosso Deus misericordioso e acolhedor. Ele diz: “Quem entrar por mim será salvo”. Já é hora de deixarmos de lado a desconfiança, o medo, para aderirmos a Jesus plenamente, mudando radicalmente o nosso modo de viver tíbio, tipo água-morna (Apoc. 3, 18), para um modo de viver pleno do Espírito Santo e da Graça santificante de Deus.
Nós somos fracos para tomar tal atitude, mas Jesus é forte para nos sustentar e nos fortalecer.