SEGUNDA-FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA
São Nereu e Santo Aquiles
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 11,1-18
Salmo Responsorial 41(42) R- Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 -O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Na primeira leitura Pedro tem uma visão que justificava os pagãos diante dos seus olhos, quanto ao que Jesus havia dito que todos os alimentos são puros. O que nos torna impuros são nossas más ações.
O cristianismo é levado aos pagãos na pessoa de Cornélio. A conversão dos pagãos foi surpreendente até para os Apóstolos, pela ação do Espírito Santo, como já comentamos ontem.
Jesus é o Bom Pastor, diz o evangelho de hoje, que não veio como os ladrões, para matar e destruir, mas para salvar e dar-nos a vida em abundância (v. 10). Jesus, habituado aos costumes do tempo, fala sobre o fato de que o pastor, chegando ao redil, chamava as ovelhas líderes pelos nomes, e as demais do rebanho as seguiam. Ali no redil havia vários rebanhos, mas cada um deles seguia suas ovelhas líderes.
Jesus é o nosso líder, o nosso guia, o nosso Pastor, o nosso Deus misericordioso e acolhedor. Ele diz: “Quem entrar por mim será salvo”. Já é hora de deixarmos de lado a desconfiança, o medo, para aderirmos a Jesus plenamente, mudando radicalmente o nosso modo de viver tíbio, tipo água-morna (Apoc. 3, 18), para um modo de viver pleno do Espírito Santo e da Graça santificante de Deus.
Nós somos fracos para tomar tal atitude, mas Jesus é forte para nos sustentar e nos fortalecer.