SÁBADO-4TP

SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA 

27/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 13,44-52 

Salmo Responsorial 97(98) R= Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus 

Evangelho: João 14,7-14  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

“Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território”. Atos 13,50. Vejam bem os que estavam perseguindo os Apóstolos: Os homens influentes e as mulheres ricas e religiosas.

Os pobres, representados aqui pelos pagãos, se regozijaram pela pregação dos apóstolos. Eles estavam tendo uma oportunidade maravilhosa de entrarem na Igreja Cristã nascente. “Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé”. (v 48). 

Muitas vezes vemos em nossas paróquias que os maiores problemas não vêm das pessoas pobres. Esses simplesmente escutam a palavra e fazem o que podem para segui-la, sem muitas perguntas, sem imporem condições. A humildade é a característica dos que querem realmente ser discípulos do Senhor. 

No evangelho Jesus diz que quem o viu, viu o Pai. O Pai se mostra em Jesus, que além de Deus é também homem e pode ser visto e tocado. Na Eucaristia ele pode também ser nosso alimento. Jesus diz que vai para o Pai e tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome, ele nos dará. 

O que você pede a Deus? 

Muitas pessoas só pedem coisas materiais ou referentes à sua saúde. Precisamos também aprender a pedir a força e a coragem para nos santificarmos, para estarmos no caminho para o céu, e inspirações para sabermos o que fazer no dia a dia em benefício às pessoas. Deus não nos dará coisas que possam nos afastar dele ou da vida celestial. 

Lembremo-nos de que esta vida é passageira, ilusória e fugaz. Só a outra vida é que é eterna, verdadeira, e nos pode dar a verdadeira felicidade.