5ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Atos 13,13-25
Salmo Responsorial 88(89) R- Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.' 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.' Palavra da Salvação.
Na primeira leitura vemos como a história do povo judeu é uma preparação para o nascimento de Jesus e para a salvação. Paulo discorre sobre os pontos principais da história até chegar à revelação de que Jesus é o Messias tão esperado por aquele povo. Percebemos aí um crescimento gradual na profundidade da fé até chegar em Jesus, que é o máximo da revelação, é o Deus feito homem.
Nossa história atual também tem muito a ver com nossas atitudes. Ficar alheio ao que se passa ao nosso redor não é uma atitude cristã. Isso vem afirmado justamente no evangelho de hoje: “Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (v.20). Ou seja: quem receber a Palavra de Deus e se empenha em pô-la em prática, está recebendo o próprio Jesus. E quem está recebendo Jesus, está recebendo o Pai, que o enviou. Com o Espírito Santo, que já está em nós desde o nosso Batismo, ficamos repletos da presença da Santíssima Trindade.
E isso se deu numa ação concreta, ou seja, depois que Jesus lavou os pés dos discípulos. Nosso cristianismo, se for feito apenas de palavras ao vento, sem uma prática concreta cristã de comunhão fraterna, de partilha, é apenas a participação numa sociedade bem organizada e nada mais. Não vai ajudar em nada a nossa salvação.