QUINTA-3TP

5ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

18/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 8,26-40

Salmo Responsorial 65(66) R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho: João 6,44-51 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos o batismo do eunuco que Filipe encontrou no caminho. Esse encontro foi direcionado por Deus. No Batismo do eunuco percebemos três etapas: a pregação, a aceitação e o batismo. São as três etapas para a salvação. 

Há muitos encontros nossos que também são direcionados por Deus, mas às vezes deixamos passar em branco. 

Quantas coisas acontecem que achamos serem coincidências e na verdade foram planejadas por Deus para a nossa salvação ou a salvação das pessoas com quem nos encontramos. Procuremos prestar mais atenção nisso e aproveitemos todos os momentos que temos para ajudarmos os que aparecem em nossa vida.

No Evangelho de hoje Jesus dá mais um passo para a revelação da Eucaristia. Os passos são estes: crer, receber Jesus, receber suas orientações, receber sua força, receber sua luz. 

Fico triste quando vejo que muitas pessoas, até de boa vontade, não entendem que a presença de Jesus na Eucaristia é real, não é simbólica. Vejo isso, entre outras coisas, pela maneira como se comportam na igreja. Entram diretamente em direção a um banco e sentam-se, sem saudar ou fazer uma oração ao Santíssimo, que é Jesus realmente presente. Nem na sociedade fazemos isso: não entramos nas casas dos outros sem antes saudá-los.

Maria, quando apareceu a Santa Catarina Labouré, atravessou a igreja do convento. Ao passar diante do sacrário, inclinou-se profundamente em reverência à presença real de Jesus ali. Ler isso me impressionou muito.

São Pio de Pietrelcina conta que certa vez viu um frade já falecido que lhe disse estar no Purgatório porque em seu trabalho de sacristão nunca saudava Jesus presente no sacrário. 

Temos também vários milagres incontestáveis sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, como é o caso de Lanciano, em que a hóstia se transformou em carne e o vinho em sangue, reais, várias vezes comprovados por cientistas. Estão ali desde o século 8º (confira aqui: https://bloguinhocatequetico.blogspot.com/2011/09/milagre-de-lanciano.html).

“E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”, Jesus diz no evangelho. Você acredita de verdade nessa afirmativa?