QUARTA-3TP

4ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

17/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 8,1b-8

Salmo Responsorial: 65(66) R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira

Evangelho: João 6,35-40 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.' Palavra da Salvação.

Prezados irmãos e irmãs!

Na primeira leitura, vemos como a perseguição aos discípulos em Jerusalém, coisa aparentemente negativa, tornou-se depois providencial, pois, a debandada dos discípulos a outros lugares permitiu que a Igreja nascente se espalhasse por toda a parte.

No Evangelho Jesus diz, entre outras coisas: “Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei”. Isso deve nos dar muita esperança e alegria. Jesus prometeu que nunca nos afastaria se dele nos aproximássemos.

E no versículo 35 garante que, quem dele se aproximar, quem procurá-lo, nunca mais terá fome ou sede, pois ele é o único que pode saciar nosso desejo de felicidade.

E tem mais: muitos não o buscam porque se acham fracos e pecadores. Que pena que pensem assim! Jesus não impôs condições para receber-nos. Ele tomava refeição com os pecadores em vida! Por que não iria fazer isso agora que está ressuscitado e exerce plenamente seu poder divino, nunca ter deixado de ser humano? No livro do Apocalipse 3, 20, vemos claramente: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”.

Na verdade, quem ainda está apegado ao pecado e às próprias tendências, peça a Jesus para livrar-se disso! Ele pode nos livrar de qualquer coisa, mas depende de nós “abrirmos as portas”. Jesus nunca interfere em nossa vida se não o deixarmos interferir. Se formos humildes e lhe pedirmos, ele nos dará força para que nos livremos de nossos pecados e más tendências. É o que entendo no salmo 127, vers. 2, em que lemos que Deus concede o pão aos seus bem-amados até enquanto dormem. Não há problema nosso que Jesus não possa resolver, SE LHE DERMOS A CHAVE DE NOSSAS DECISÕES.

“Eu sou o Pão da Vida”: Jesus está presente na Eucaristia. Confiemos nele e lhe peçamos diariamente nossa conversão!