SEGUNDA-2TP

 ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

08/04/202

(transferida do dia 25 de março por ser Semana Santa)


SOLENIDADE 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Isaías 7,10-14;8,10 

Salmo Responsorial: 39(40)- R- Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor! 

Segunda Leitura: Hebreus 10,4-10

Evangelho: Lucas 1,26-38 

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'.  34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação.


Comentário:

Há dois relatos da concepção de Jesus nos evangelhos. Uma é esta de hoje, de São Lucas, em que o Anjo aparece a Maria e lhe pede permissão para que Jesus venha ao mundo por meio dela. Mateus narra o fato de outra maneira, sem mencionar o Anjo. 

De qualquer modo, a encarnação de Jesus ficou sendo uma incógnita para Maria. Diz os textos seguintes que ela ouvia o que se dizia e o que acontecia com Jesus e "guardava tudo no coração". Ou seja: Maria viveu pela fé, como todas as pessoas, e ia refletindo no que ouvia, no que acontecia em sua volta. 

É o costume que devemos também adquirir: ouvir sempre. E só se ouve no silêncio. A primeira coisa que devemos fazer é ouvir. Não podemos imitar os que falam muito e ouvem pouco. Aliás, hoje em dia o barulho que fazemos é tanto que não se ouve nem a própria voz! 

Imitemos Maria! Ela soube ouvir, soube aprender a ouvir a voz de Deus nos acontecimentos do dia a dia e a fazer plenamente Sua Santíssima vontade. Aprendamos a estar em silêncio, principalmente o silêncio interior, para que, na oração e nas renúncias, ouçamos a voz de Deus e saibamos o que Ele nos pede.