QUINTA-2TP

5ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA PÁSCOA 

11/04/2024  

Sto. Estanislau

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 5,27-33 

Salmo Responsorial: 33(34) R- Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido. 

Evangelho: João 3,31-36  

31- 'Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele'. Palavra da Salvação.

Comentário:

Você já percebeu a profundidade das palavras de Jesus no evangelho? “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

Fica a dúvida: o que é, realmente, acreditar no Filho”?

Tenho um grande amigo 8 anos mais velho que eu que é Testemunha de Jeová. Vocês sabem que eles não acreditam na divindade de Jesus, e portanto, não podem ser considerados cristãos.

Entretanto, não sei se existe outra pessoa que eu conheça tão íntegro, tão caridoso, tão virtuoso, tão humilde, tão santo como ele. Ou seja: ele não acredita na divindade de Jesus, mas age como um cristão, e um cristão santo. Ele é ancião na sua igreja, o que corresponde quase a um bispo na nossa. E é muito querido por todos os que o conhecem.

Não vejo nenhuma chance dele ser desprezado por Deus. Decerto ele vai para o céu quando morrer. Ele não acredita na divindade do Filho, mas cumpre tudo o que o Filho disse e mandou fazer.

Vejo isso na bíblia no capítulo 25 de S. Mateus, quando Jesus disser aos que estão sendo recebidos no céu, que eles lhe deram de comer, de beber, o visitaram na prisão (o meu amigo está todas as semanas na prisão fazendo sua pregação para os presos). Os beneficiados lhe perguntarão: quando eles fizeram isso, se nunca o viram? Jesus lhes responderá que todas as vezes que eles fizeram isso a um dos pequeninos, ou seja, dos pobres e necessitados, a ele o estavam fazendo.

Certa Sexta-feira Santa eu ia com mais quatro amigos numa caminhada para o asilo quando encontrei esse meu amigo com três acompanhantes na Vila Helena. Nós nos abraçamos com tanta sinceridade que depois dois dos que estavam comigo disseram: “O abraço que vocês deram nos ensinou mais do que toda a via sacra que fizemos”. Isso é o cristianismo. Isso é aceitar Jesus em nossa vida. Pelo menos na minha opinião.

Na primeira leitura Pedro e os outros apóstolos, que após a prisão estavam sendo interrogados pelo Sinédrio, disseram claramente  às autoridades que deveriam obedecer a Deus e não aos homens.

Em nossa vida, quando temos alguma dúvida a resolver, precisamos nos perguntar o que Deus tem a dizer sobre aquilo que estamos resolvendo, se é ou não de sua vontade. E muitas vezes precisamos até contrariar algumas  autoridades. Por exemplo, a mãe do cantor Andrea Bocelli foi contra os médicos e contra todas as “autoridades” que lhe diziam que era preciso abortá-lo caso quisesse continuar viva. Ela enfrentou o perigo da morte e não o abortou e nem morreu. Ele ficou cego mais tarde, quando caiu de um cavalo, mas nasceu perfeito.

Que neste tempo de Páscoa, em que não sabemos se vamos terminar vivos por causa de tantas pragas e doenças, como o coronavírus, que graças a Deus está sendo controlado, possamos nos entregar plenamente ao Senhor e cumprir tudo o que Jesus nos mandou cumprir, para que ele possa nos salvar quando chegar a nossa hora.