SEXTA-1TP

6ª FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

05/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 4,1-12

Salmo Responsorial: 117(118)R- A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular.

Evangelho: João 21,1-14 

Naquele tempo: 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: 'Eu vou pescar'. Eles disseram: 'Também vamos contigo'. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: 'Moços, tendes alguma coisa para comer?' Responderam: 'Não'. 6Jesus disse-lhes: 'Lançai a rede à ireita da barca, e achareis.' Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!' Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: 'Trazei alguns dos peixes que apanhastes'. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: 'Vinde comer'. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Palavra da Salvação.

Comentário:

Acho muito oportuno este texto de hoje. Jesus, de certo modo, faz um “piquenique” com os Apóstolos, com peixe assado e pão.

O interessante notar que aí há um milagre, pois pegaram muitos peixes onde até então não haviam pegado nada, há uma atitude de tomada de consciência de Pedro, simbolizada pelo fato dele “estar nu” e colocar logo a roupa, e o fato de que Jesus estava assando peixe e pão.

1-O milagre

Jesus fez ali o mesmo milagre da pesca milagrosa. Onde se encontra Jesus, não há problemas que não possam ser resolvidos. Onde Jesus está, a abundância e a alegria estão juntas.

2-A nudez de Pedro.

Sendo São João o escritor, pode contar que há simbologia. São João aproveita todos os fatos para proclamar a Palavra, para fazer-nos refletir. O que nos interessaria saber aí se Pedro estava nu ou vestido? O interesse de S. João em narrar isso é um interesse simbólico: Pedro havia negado Jesus três vezes e estava nu, ou seja, despido da graça de Deus. Mais adiante ele vai dizer a Jesus por três vezes que o amava, como que para compensar as três negações. Pedro estava nu, mas se arrependeu e foi revestido do perdão e da Graça inefável de Deus.

3- O peixe e o pão de Jesus.

Jesus, embora tivesse feito aparecer ali peixe e pão, pede que eles tragam alguns dos que pescaram. Isto mostra várias coisas: a)- é uma alusão à Eucaristia. b)- Jesus se mostra no cotidiano, no dia a dia, e não nas grandes apoteoses. Podemos nos encontrar com Jesus nos nossos afazeres diários. c)- Deus nos dá a graça para vencermos o pecado, o mal, os problemas (o peixe e o pão que Jesus estava assando), mas não dispensa a nossa luta, o nosso empenho, o nosso sim (os peixes que ele pede aos apóstolos). d)- Jesus não é reconhecido de imediato, mas apenas através de seus gestos. Isso mostra que seu corpo estava aparentemente diferente, pois era um corpo ressuscitado.

Ensinamentos:

Na minha opinião, temos aí vários ensinamentos, como eu até já demonstrei durante o comentário: sozinhos não somos nada.

Precisamos uns dos outros e, principalmente, de Deus em nossa vida.

Deus nos dá o alimento necessário e a graça para vencermos os problemas e os pecados, mas temos que fazer a nossa parte.

Jesus é misericordioso, isso é certo, mas para quem pede perdão e o aceita em sua vida. Quem não pede perdão não dá entrada à ação de Jesus e morre sem sua graça, por mais misericordioso que ele seja, pois Jesus não força ninguém: ele bate à porta e só entra se lhe abrirmos as portas (Apocalipse 3,20).

Conforme a atitude de Pedro, que se arrependeu, percebeu sua “nudez” espiritual e aceitou revestir-se de Cristo, para nós também sempre há “remédio” para nossa fraqueza e, se quisermos obter o perdão, Deus nô-lo dá abundantemente.

A primeira leitura de hoje mostra como Pedro e João foram presos por causa ainda da cura do aleijado. As autoridades baseavam a salvação na lei, e não suportavam que houvesse outra doutrina além dessa que pregavam. Não quiseram acreditar na Ressurreição de Jesus. É a antiga verdade: se não podemos apanhar as uvas, dizemos que elas estão verdes, como naquela famosa fábula da raposa e as uvas. As autoridades do Templo preferiam mandar matar quem falasse de Jesus a se curvarem diante da verdade de sua ressurreição. Se os milagres acompanhavam os Apóstolos, a perseguição também, tal e qual ocorreu com Jesus.

Em nossa vida, estar com Cristo, estar se preparando para entrar no céu, não quer dizer que se está livre das perseguições e dos problemas. Jesus nunca prometeu que ficaríamos livres dos problemas e sofrimentos. Ele prometeu que seríamos felizes no paraíso, se o ouvíssemos, e que nos daria toda a ajuda de que precisamos para vencer o maligno.