QUINTA-1TP

5ª FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

04/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 3,11-26 

Salmo Responsorial: 8-R= Ó Senhor, nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo! 

Evangelho: Lucas 24,35-48 

Naquele tempo: 35 Os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!' 37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: 'Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho'. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: 'São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e   ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso'. Palavra da Salvação.

Comentário:

Jesus apareceu aos Apóstolos que estavam reunidos com outros discípulos e se mostrou de modo tocável, palpável, para mostrar que não era apenas seu espírito que estava ali, mas ele completo, com seu corpo, só que um corpo ressuscitado, que não está mais limitado pela materialidade deste mundo.

A ressurreição só é possível de ser conhecida se for proclamada, pregada. E é essa a missão que Jesus dá aos Apóstolos e demais discípulos, nós incluídos.

Jesus está vivo, ressuscitado, e todos nós também um dia estaremos. Mas para que isso aconteça, é preciso que anunciemos a misericórdia divina para aqueles que se arrependerem de seus pecados e quiserem recomeçar a viver uma vida nova.

Por mais na lama que alguém esteja, sempre é possível a recuperação e a salvação. O desânimo e o derrotismo não existem para quem crê em Jesus Ressuscitado.

Como proclamarmos essa realidade aos outros?

Eu diria que em primeiro lugar precisamos praticar essa verdade por uma vida de amor, misericórdia, paciência, santidade. Se vivermos uma vida santa, nossa própria vida será um meio de comunicação da ressurreição de Jesus e da vida eterna.

Se quisermos proclamar uma verdade que não vivemos, aí nada conseguiremos.

Na primeira leitura de hoje Pedro insiste em dizer que o paralítico curado por ele, na verdade tinha sido curado por Jesus Ressuscitado, que eles, judeus, mataram, pregando-o numa cruz. E mostra como Jesus foi profetizado nas escrituras que eles tinham até então.

Pedro admoesta todos a se converterem, a pedirem perdão de seus pecados para iniciarem uma nova vida de cristãos. Aí Cristo os abençoará e eles terão a vida eterna no paraíso. O mesmo é dito para nós: pratiquemos os ensinamentos de Jesus, peçamos perdão sinceramente (ou seja, nos comprometendo a não pecar mais), a fim de obtermos a paz nesta vida e a salvação eterna.