PÁSCOA DO SENHOR

PÁSCOA DO SENHOR

31/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Atos 10,34a.37-43

Salmo Responsorial 117(118) R Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos! Aleluia, Aleluia, Aleluia!  

2ª Leitura: Colossenses 3,1-4  ou  1 Coríntios 6b-8

Evangelho: João 20,1-9 ou nas missas vespertinas Lucas 24,13-35 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-9 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. Palavra da Salvação.

ou

 nas missas vespertinas Lucas 24,13-35

Comentário

Antes de tudo quero lembrar que no tempo Pascal nós só lemos leituras do Novo Testamento nas Missas. As do Antigo Testamento voltarão no Tempo Comum.

Na primeira leitura Pedro fez um resumo de tudo o que Jesus fizera em sua passagem pela terra, e comentou também suas aparições depois de ressurgir dos mortos, feitas não a todos, mas aos Apóstolos e a algumas outras pessoas.

Com o testemunho dos Apóstolos, nós também cremos que Jesus ressuscitou dos mortos e é 100 por cento homem e 100 Deus, e quer-nos também todos nós juntos a ele no céu.

Na segunda leitura São Paulo afirma e nos dá a certeza de que nós também ressuscitaremos, pois “morremos” pelo Batismo, e se continuarmos a praticar a palavra que ele nos ensinou, também nós ressurgiremos como ele ressuscitou e também nós seremos revestidos de glória.

Na segunda leitura opcional (1 Cor 5,6b-8), S. Paulo fala que devemos jogar nosso fermento fora e ficarmos como massa sem fermento, pois nosso fermento quem dá é Jesus.

No evangelho vemos a corrida de Pedro e João para ver o túmulo vazio e as faixas de linho no chão. Maria Madalena havia ido lá e visto o túmulo aberto. Foi correndo avisar os dois Apóstolos. É interessante notar o respeito que João tinha por Pedro. Correu, pois ainda era jovem de 16-17 anos, mas esperou que Pedro, que era mais velho que ele, chegasse e entrasse primeiro.

O respeito pela pessoa de Pedro é bem evidente nas leituras em que se menciona sua pessoa. E notem que ainda não havia ocorrido aquele encontro na praia, em que Pedro diz a Jesus que o amava, por três vezes, redimindo-se, assim, de tê-lo negado também por três vezes.

O acolhimento das pessoas que pecaram mas se arrependeram, como é o caso de Pedro, é muito importante em nossa vida em busca da santidade.

A ressurreição é um fato que vai realmente ocorrer conosco. Precisamos nos preparar desde agora, diariamente, com a oração e a penitência, a fim de ficarmos livres de pecados. Uma das penitências que nos enchem de paz é vivermos sobriamente e de modo simples, sem grandes aparatos nem coisas supérfluas. Quanto mais vivemos do supérfluo, mais supérfluos nos tornamos, mais vazios, mais angustiados e aborrecidos.