SEGUNDA FEIRA APÓS A EPIFANIA
Salmo 2-R- Eu te darei por tua herança os povos todos
Evangelho de Mateus 4, 12-17.23-25
Naquele tempo: 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.' 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.' 23Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão. Palavra da Salvação.
Nesta segunda-feira após a Epifania São João nos fala que só pode permanecer com Deus quem guarda os seus mandamentos (1ª João 3, 24). Simples assim. Se quisermos permanecer com Ele, temos, pois, que guardar os seus mandamentos. Não há outro jeito.
Fala, em seguida, que precisamos nos precaver dos falsos profetas. Um dos critérios é a encarnação de Jesus: quem não aceita que Jesus é Deus e Homem verdadeiros é um falso profeta. Isso vai frontalmente contra certas denominações religiosas que só são cristãs “de fachada”, como as Testemunhas de Jeová e os Mórmons, que não acreditam da divindade de Jesus. E a pregação dos verdadeiros pastores não é ouvida pelos que não conhecem a Deus, pelos que não são de Deus.
No evangelho, a mesma proclamação feita por Jesus se aplica também a nós: “convertei-vos e crede no evangelho”. Crer no evangelho implica numa conversão sincera total, ou seja, que transformemos nossa vida numa vida de amor, partilha e dedicação a Deus por meio de um verdadeiro serviço de amor ao próximo. O pecado anula tudo isso.