5ª FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo 71(72)-R- As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
Evangelho de Lucas 4,14-22
Naquele tempo: 14Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor.' 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.' 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. Palavra da Salvação.
Quem é cristão deve tirar de seu coração qualquer tipo de ódio. Deve amar tanto Deus como os irmãos. No cristão não deve haver nenhum resquício de falta de amor, não deve haver nenhum ódio. Isso é o que nos diz a primeira leitura. Amar a Deus e ao próximo são "sinônimos". Quem ama ao próximo, que vê, está também amando a Deus, que não vê.
O Evangelho mostra como Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para anunciar a Boa Nova aos pobres: essa boa nova se resume no amor. Amor total, sem medidas, tanto a Deus como aos demais. Amor implica perdão e misericórdia. Quem não perdoa não ama. Quem não tem misericórdia, não ama. Jesus veio trazer a liberdade e a salvação a todas as pessoas. Com essas palavras em Nazaré, Jesus está inaugurando um tempo novo, tempo de salvação, um tempo de graça que deve durar para toda a eternidade.
Na vida de comunidade, por exemplo, não se pode abandoná-la apenas porque um fulano ou uma fulana discordou de alguma opinião nossa. Isso não cabe no dicionário do cristão.
Aproveitemos estes momentos de reflexão para nos aprofundarmos na necessidade que temos de amar e perdoar, de acolher e ajudar a todos os que aparecerem em nossa vida.