OITAVA DO NATAL-5º DIA

5º DIA DA OITAVA DO NATAL

São Tomás Becket, bispo e mártir

29/12/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 2,3-11

Salmo 95(96)R- O céu se rejubile e exulte a terra!

Evangelho de Lucas 2,22-35 

Naquele tempo: 22-E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. 24     Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. 25       Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. 26     Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. 27        Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, 28        Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29    “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, 30        porque meus olhos viram a tua salvação, 31    que preparaste diante de todos os povos: 32     luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”. 33   O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. 34      Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição 35   – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. 

Comentário: 

João diz, na primeira leitura: "aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. ".

Sábias palavras! O critério para saber estamos com Jesus é proceder como ele procedeu, ou seja, amando a todos sem distinção. 

No evangelho vemos a apresentação de Jesus no templo e a purificação de Maria. Os testemunhos que Ana e Simeão deram do menino nos enchem de confiança na veracidade de Jesus e de suas palavras, do anúncio de seu Reino, que ele quer dar-nos de presente se o seguirmos. 

Se repararmos no teor das leituras veremos como a única coisa que Deus realmente quer conosco é que escolhamos a salvação, que escolhamos estar com ele para sempre. Ele sabe que nós somos fracos e frequentemente escolhemos o caminho da perdição, pois este se apresenta a nós como um caminho florido e fácil de percorrer. 

Sabemos, entretanto, aonde vai nos conduzir esse caminho de apego aos bens terrenos: à frustração eterna. Imaginemo-nos recém-falecidos e com todos os remorsos do tempo perdido em nossas buscas por prazeres efêmeros terrenos, muitos até pecaminosos. 

Tudo vai virar fumaça no dia de nossa morte, e apenas restarão as coisas boas que desejamos e fizemos. Sobretudo, vai vigorar o nosso arrependimento e pedido de perdão, se o fizermos neste instante, prometendo a Deus que vamos lutar para mudar a própria vida, no serviço aos demais que nos rodeiam.