NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
95(96)-R- Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Evangelho de Lucas 2,1-14
1ª Leitura: Isaías 62,11-12
96(97) -R- Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor.
1ª Leitura: Isaías 52,7-10
97(98)R- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
2ª Leitura: Hebreus 1,1-6
MISSA DA NOITE - EVANGELHO Lc 2,1-14
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10-O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. – Palavra da salvação.
As leituras nos falam da vinda do Messias, que ia salvar o seu povo . Jesus é esse Messias tão anunciado, e anunciado por São João Batista, que o batizou e o mostrou ao povo.
Estamos celebrando o Natal de Jesus. Como diz o Pe. Fernando Cardoso, comemoramos o nascimento de Jesus celebrando sua morte e ressurreição na Santa Missa. Isso parece estranho, mas não é. De fato, a morte e a ressurreição de Jesus é que dão sentido e importância ao seu nascimento. Sem a ressurreição, de nada valeria o nascimento de Jesus.
Neste dia maravilhoso não há muito o que dizer. Apenas contemplemos o recém-nascido, Deus e Criador de tudo o que existe, deitado num cocho de capim, que enfeitamos com o nome de manjedoura (que vem do verbo comer, como a palavra “manjar”), e agradecer por tão grande dom.
Jesus nasceu pobre, humilde, quis ser trabalhador, para nos dar o exemplo, e para dizer que tudo o que existe é esterco, em comparação com a glória futura que nos espera se nos mantermos numa vida santa. Que o Natal não seja apenas a festa de trocarmos presentes, mas de realmente nos comprometermos para "ajudar" Jesus a nos salvar. O maior presente que damos a Jesus, hoje, é a nossa salvação. Nós somos o melhor presente que Deus quer. Ele tem tudo, pode fazer surgir do nada o que bem entender. Só não pode uma coisa: SALVAR-NOS SEM O NOSSO CONSENTIMENTO. Nós somos, portanto, o único bem que Deus não pode ter, por respeitar a nossa liberdade. Afinal, Ele nos fez "à sua imagem e semelhança".
É decepcionante o que o comércio e os meios de comunicação social fizeram com o Natal. Fala-se de tudo, menos do aniversariante, que é o principal da festa, pois é a comemoração de seu nascimento, Deus feito homem. Nos filmes de Natal a figura principal é o Papai Noel, figura mítica baseada num ato de caridade de São Nicolau, festejado em 6 de dezembro.
Em muitas famílias, a reunião do dia de Natal é dia de brigas, pois ficam praticamente o ano todo sem se reunirem e quando se encontram "desenterram" muitos casos passados, influenciados pelo abuso do álcool.
Em outras, essa comemoração nem existe, por vários motivos: não pertencem ao cristianismo, ou não existe mais a família (pessoas que vivem sozinhas por estarem desligadas das famílias), ou por morarem nas ruas etc.
Qual será a sua atitude, você que está lendo estas palavras? Eu lhe dou uma sugestão: Vá à Santa Missa e reze por todos os seus e por todos nós. Amém!
FELIZ NATAL PARA TODOS OS LEITORES.