TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo 97(98)R-Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Evangelho de João 1,19-28
Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?' 20João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'. 21Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?' Ele respondeu: 'Não'. 22Perguntaram então: 'Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?' 23João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' - conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. Palavra da Salvação.
Na primeira leitura vemos que os Anticristos são os que negam que Jesus é o Messias. Hoje em dia os Anticristos são os que negam a divindade de Jesus. Há várias religiões que negam a divindade de Jesus e, consequentemente, a Santíssima Trindade, como os Testemunhas de Jeová e os Mórmons. Essas duas denominações são chamadas de “pseudo”-cristãs, porque parecem cristãs mas não são. Não acreditam na divindade de Jesus nem na Santíssima Trindade. É contra esse tipo de pessoas que São João fala na primeira leitura. Fala também que a unção com que Cristo nos ungiu age sem ter necessidade de que alguém nos ensine. E esse ensinamento nos leva a estar sempre nele, a fim de que a vida eterna seja uma realidade para nós.
No evangelho João percebe que sua missão está chegando ao fim e o verdadeiro Messias, Jesus, precisa entrar em cena, e ele, que estava apenas preparando o caminho do Senhor, saísse de cena.
Em nosso dia a dia corremos o risco de nos apegarmos ao nosso cargo, à nossa pessoa, e agirmos na intenção de que a nossa pessoa seja posta em evidência, e não levarmos as pessoas a Jesus Cristo. “É preciso que ele cresça e eu diminua”. Será que estamos conscientes disso em nossa vida do dia a dia?