1ª. Leitura –2 Timóteo 3,10-17
Salmo118(119)R- Os que amam vossa lei, têm grande paz!
Evangelho Mateus 12,35-57
Naquele tempo Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: “Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37 Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?” E a grande multidão o escutava com prazer.
Comentário:
No evangelho Jesus diz no Templo que ele é maior do que Davi, pois este chama o Messias de Senhor, apesar de ser seu descendente. O que Jesus queria que eles entendessem é que ele, Jesus, era descendente de Davi enquanto homem, mas quando Davi nasceu ele já vivia desde toda a eternidade no céu, como segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Esse conhecimento só veio depois da Ressurreição de Jesus, na Igreja primitiva. Mesmo assim surgiram muitas heresias ora negando a divindade, ora negando a humanidade de Jesus. Ainda hoje elas existem. Os testemunhas sde Jeová, por exemplo, e os mórmons, não acreditam que Jesus seja Deus. Acham que ele é apenas um homem "superior aos outros homens".
Na primeira leitura São Paulo exorta Timóteo a continuar firme na luta, lembrando que todos os que quiserem seguir Jesus Cristo vão ter que enfrentar dificuldades, pois muitos não só não aceitam Jesus, como querem matar todos os que o aceitam.
Lembra também que as Escrituras são inspiradas por Deus e devem ser o alimento dos que desejam ser cristãos, dos que desejam seguir Jesus Cristo em seu dia a dia.
A reflexão que poderíamos fazer é em relação à Escritura: nós temos dado o verdadeiro valor à bíblia, à Palavra de Deus? Será que muitos não deixam de ler a bíblia, ou a interpretam de maneira incorreta ou, pior ainda, de maneira a favorecer seu tipo de vida errôneo, pecador e descompromissado?
Aceitamos de fato que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é Deus como o Pai e o Espírito Santo e nos aguarda lá no céu após nossa caminhada nesta terra conforme a sua Palavra?