TERÇA-8TC

3ªFEIRA DA 8ª SEMANA COMUM

28/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Pedro 1,10-16

Salmo 97(98) R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

Evangelho de Marcos 10,28-31

"28.Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que deixamos tudo e te seguimos”. 29.Respondeu-lhe Jesus: “Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho 30.que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições – e no século vindouro a vida eterna. 31.Muitos dos primeiros serão os últimos, e dos últimos serão os primeiros”. "

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura São Pedro fala aos seus ouvintes que a graça da salvação nos trazida por Jesus foi profetizada pelos profetas. Eles anunciaram com antecedência os sofrimentos de Jesus e a glória consequente. Eles sabiam, pois lhes fora revelado, que eram para nós, da atualidade, que estavam ministrando esses ensinamentos. E agora isso tudo nos é anunciado pelos que pregam o evangelho, animados pela força do Espírito Santo, enviado do céu.

Nossa atitude, ao recebermos esses anúncios do Evangelho, diz S. Pedro, deve ser de conversão: sermos sóbrios, colocando nossa esperança na graça que nos é oferecida na revelação de Jesus Cristo, não modelando nossa vida com as antigas paixões e pecados que tínhamos na época em que ignorávamos o amor de Deus por nós. S. Pedro termina dizendo: “Como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.”

No Evangelho vemos como os discípulos abandonaram tudo para seguir Jesus. Ninguém renuncia por gosto de renunciar, mas tendo em vista uma vida e possuir bens mais perfeitos e abundantes, que vai receber na Vida Eterna.

Ademais, a própria renúncia em si já nos traz alegria, satisfação e muita paz. Devemos usar apenas o necessário para nossas próprias atividades e para o bem dos demais. Jesus fez isso em sua vida. O que nos sobra, ofertemo-lo para os mais pobres.

Agora há pouco vi num WhatsApp, que me enviaram, o preço de algumas bebidas alcoólicas. Entre elas, uma garrafa de 700 ml intitulada: “Aguardente Velho Barreiro Diamond. O preço: de R$ 273.900,00 por R$ 219.000,00". Você se sentiria bem como cristão se bebesse uma pinga nesse preço? Não sou contra as bebidas. Até Jesus tomava vinho (com álcool). Mas... a esse preço? E os pobres, como ficam?