SÁBADO-7TC

SÁBADO DA 7ª SEMANA COMUM

25/04/202

São Beda, o Venerável

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Tiago 5, 13-20

Salmo 140(141) R- Minha oração suba a vós como incenso!

Evangelho de Marcos 10,13-16

"13.Apresentaram-lhe então crian­ças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14.Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15.Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma crian­ça, nele não entrará”. 16.Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos."

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos a base do Sacramento da Unção dos Enfermos, em São Tiago. A oração fervorosa do justo tem grande poder, mesmo de cura. Se o doente não se curar, a graça divina vai lhe proporcionar muita força e coragem para enfrentar sua doença, ou mesmo outro inconveniente de sua vida.

Nesse trecho ainda vemos o valor da confissão feita pelo pecador, que o cura interiormente de suas faltas contra Deus e o prepara para o encontro definitivo com Ele: “Confessai, pois, uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde”. Podemos dizer, pois, que também é um texto base para o Sacramento da Confissão.

O cristão que ora está unido a Cristo, participa de sua força de salvação e vive na alegria (missal cotidiano). Na Eucaristia se realiza tudo isso que dissemos acima.

No Evangelho Jesus pede que sejamos como as crianças. Uma das virtudes mais bonitas que vejo nas crianças, digna de ser imitada por nós, é a confiança que elas têm nos pais. Assim também nós devemos ter confiança ilimitada em Deus, nosso Pai. Se é o pai que está jogando o filho para o alto, ele ri. Se for outra pessoa, ele não confia e começa a chorar. Nós todos estamos nas mãos de Deus e devemos gostar de estarmos nas mãos dele, ouvindo as palavras de Jesus e as pondo em prática, a fim de um dia estarmos todos no paraíso.

Confiemos plenamente em Deus. Pratiquemos as palavras de Jesus, transmitidas com tanta fidelidade pela Igreja. Como crianças, coloquemos nele toda a nossa vida, nosso querer, e seremos felizes. Como as crianças, nos levantemos logo e peçamos perdão imediatamente quando cairmos. Nunca tenhamos medo de pedir a Deus o que necessitamos. Sempre estejamos em contato com Ele pela oração, pela penitência, pela caridade.