27/02/2025
São Gregório de Narek
"41.E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42.Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43.Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 44.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. 45.Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 46.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 47.Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48.onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.* 49.Porque todo homem será salgado pelo fogo.* 50.O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”."
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura temos uma severa admoestação aos pecadores, principalmente aos ricos, que julgam tudo lícito, porque podem comprar tudo, e esquecem o juízo de Deus. "Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para o outro".
O evangelho nos ensina a sermos caridosos, a partilharmos o que temos com os outros, e receberemos a nossa recompensa.
Diz também que devemos dar sempre bom testemunho aos demais, não escandalizar ninguém, sobretudo os mais simples, aqui denominados “pequeninos”.
Se tivermos algum vício, devemos erradicá-lo de nossa vida, com o nosso empenho, com a penitência e com a oração. Quantos escândalos e pecados públicos se veem hoje em dia! Quantas pessoas caídas e que não têm muitas vezes a mínima vontade de se levantarem!
Termina dizendo que nós devemos ser sal, ou seja, termos entusiasmo apostólico, alegria de servir a Deus e, ao contrário do escândalo, atrair as pessoas para Deus e para nossa fé. O sal serve para salgar, mas se ele perder essa capacidade, quem vai salgá-lo?
As pessoas, diz São Carlos de Foucauld, devem nos olhar e dizer: “a religião dessas pessoas deve ser boa! Vejam como eles se amam, vejam como eles se portam bem!”