QUINTA-7TC

QUINTA-FEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

23/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Tiago 5,1-6

Salmo Responsorial 48(49)R-Felizes os humildes de espírito / porque deles é o reino dos céus!

Evangelho: Marcos 9,41-50

"41.E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42.Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43.Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 44.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. 45.Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 46.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 47.Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48.onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.* 49.Porque todo homem será salgado pelo fogo.* 50.O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”."

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura São Tiago fala contra os que agem desonestamente em seus negócios, pagam mal os seus trabalhadores, não pagam o que devem pagar, vivem luxuosamente à custa dos pobres e dos seus operários, se preocupam apenas em gozar a vida em detrimento de tantos outros que às vezes nem têm o que comer.

As riquezas deles, diz Tiago, apodrecerão e o bem que deixaram de fazer com elas falará contra eles no dia do Juízo. Diz o missal cotidiano que toda a injustiça social, todo gesto de amor omitido, clama por justiça ao Senhor. Diz também que essa acusação profética de São Tiago é, também, para todos os que não se esforçam por corrigir as injustiças    que se espalham pelo mundo todo.

O evangelho nos ensina a sermos caridosos, a partilharmos o que temos com os outros, e receberemos a nossa recompensa.

Diz também que devemos dar sempre bom testemunho aos demais, não escandalizar ninguém, sobretudo os mais simples, aqui denominados “pequeninos”.

Se tivermos algum vício, devemos erradicá-lo de nossa vida, com o nosso empenho, com a penitência e com a oração. Quantos escândalos e pecados públicos se veem hoje em dia! Quantas pessoas caídas e que não têm muitas vezes a mínima vontade de se levantarem!

Termina dizendo que nós devemos ser sal, ou seja, termos entusiasmo apostólico, alegria de servir a Deus e, ao contrário do escândalo, atrair as pessoas para Deus e para nossa fé.  O sal serve para salgar, mas se ele perder essa capacidade, quem vai salgá-lo?

As pessoas, diz São Carlos de Foucauld, devem nos olhar e dizer: “a religião dessas pessoas deve ser boa! Vejam como eles se amam, vejam como eles se portam bem!”